Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1864

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Domingo, 3 de abril de 1864, foi um dia de grande festa para a comuna de Cempuis, perto de Grandvilliers - Oise. Muitos milhares de pessoas ali estavam reunidas para uma tocante cerimônia que deixará indeléveis lembranças no coração de todos os presentes. Nosso colega Sr. Prévost, membro da Sociedade Espírita de Paris, fundador da casa de retiro de Cempuis e das sociedades de auxílio mútuo do departamento, foi o modesto herói. Imenso cortejo, precedido pela banda de Grandvilliers, o conduziu à prefeitura, onde ele recebeu da autoridade departamental a medalha de honra por seu nobre devotamento à causa da humanidade sofredora. Do discurso pronunciado pelo delegado da prefeitura, destacamos esta passagem:

“Se neste exame sumário, senhores, consegui atribuir a cada um o mérito que cabe na consagração deste grande dia, seja-me permitido alegrar-me convosco pelo cumprimento de um dever que me era muito caro sob todos os pontos de vista.

“É, pois, com indizível alegria e legítimo orgulho que todos verão sobre o nobre peito do Sr. Prévost este signo honorífico que o Imperador quis ver ligar em seu nome, esperando, não duvidemos, que a estrela da honra aí venha brilhar com sua mais viva luz.

“Antes de terminar esta bela cerimônia, à qual a juventude está, de pleno direito, impaciente para substituir por sua alegre animação, façamos remontar a nossa alegria e a nossa gratidão até o seu autor augusto, o Imperador, bem como ao seu fiel intérprete, o Sr. Prefeito de Oise.”

A Sociedade Espírita de Paris também se orgulha com a honra prestada a um de seus membros altamente reconhecidos.

(Vide, para detalhes sobre a casa de retiro de Cempuis, a Revista Espírita de outubro de 1863).



TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.