Revista espírita — Jornal de estudos psicológicos — 1862

Allan Kardec

Voltar ao Menu
A vingança (Sociedade espírita de Paris - Médium: Sr. de B. M.)

A vingança é agradável ao coração, disse o poeta. Oh! Pobres cegos, que dais livre curso à mais feia das paixões. Credes fazer mal ao próximo quando o golpeais e não notais que ele se volta contra vós. Ela não só é um crime, mas incompreensão absurda. É, como seus irmãos, o rancor, o ódio, o ciúme, filhos do orgulho, o meio de que se servem os Espíritos das trevas para atrair a si aqueles que eles receiam lhes escapem. É o mais infalível instrumento de perdição que poderia ser posto nas mãos dos homens pelos inimigos que se encarniçam na sua derrota moral.

Resisti, filhos da Terra, a esse culposo arrastamento, e tende certeza de que se alguém mereceu vossa cólera, não será no auge do rancor que encontrareis a calma de consciência. Ponde nas mãos do Todo Poderoso o cuidado de se pronunciar quanto aos vossos direitos e à justiça de vossa causa. Na vingança existe algo de ímpio e de degradante para o Espírito.

Não, a vingança não é compatível com a perfeição. Enquanto uma alma conservar tal sentimento, ficará nos porões do mundo dos Espíritos. Mas a vossa não será o eterno joguete dessa paixão infeliz. Posso garantir que a abolição da falsa noção do inferno eterno, ou antes, da danação eterna, que tem servido como pretexto ou pelo menos como escusa para atos de vingança, será a aurora de uma nova era de tolerância e mansuetude que não tardará a estender-se até as regiões privadas da vida moral.

Poderia o homem condenar a vingança se lhe apresentaram Deus como um ser ciumento e vingativo que pessoalmente promove a aplicação de torturas eternas? Cessai, pois, ó homens, de insultar a Divindade emprestando-lhe vossas paixões ignóbeis. Então sereis, ó habitantes da Terra, um povo abençoado por Deus.

Vós que me escutais, procedei de modo que, liberta a vossa alma do vergonhoso motivo para atos contrários à caridade, mereçais serdes admitidos no recinto sagrado cujas portas só a caridade pode abrir.

PIERRE ANGE

Espírito Protetor

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.