Instruções práticas sobre as manifestações espíritas

Allan Kardec

Voltar ao Menu
VOCABULÁRIO ESPÍRITA

ALMA – do lat. anima; do gr. anemos; sopro, respiração. Conforme uns, é o princípio da vida material; conforme outros, o princípio da inteligência sem individualidade após a morte. Segundo várias doutrinas religiosas é um ser imaterial, distinto, cujo corpo é apenas um envoltório que sobrevive ao corpo material e conserva sua individualidade após a morte.

Esta diversidade de acepções dadas a um mesmo vocábulo é uma perpétua fonte de controvérsias, que não teria lugar se cada idéia tivesse sua representação bem definida. Para evitar qualquer engano quanto ao sentido que emprestamos a êsse vocábulo, chamaremos:

alma espírita ou, simplesmente, alma, o ser imaterial, distinto e individual, unido ao corpo, que lhe serve de envoltório temporário; isto é, o Espírito, no estado de encarnação, e que pertence apenas à espécie humana;

principio vital, o princípio geral da vida material, comum a todos os seres orgânicos — homens, animais e plantas; e alma vital, o princípio vital individualizado num ser qualquer;

principio intelectual, o princípio geral da inteligência comum aos homens e aos animais; e alma intelectual este mesmo princípio individualizado.

ALMA UNIVERSAL – nome dado por certos filósofos ao princípio geral da vida e da inteligência (Vide Todo universal).

ALUCINAÇÃO – do lat. allucinare, errar. “Erro, ilusão da pessoa que julga ter percepções que realmente não tem". (Academia Francesa). – Os fenômenos espíritas provenientes da emancipação da alma provam que aquilo que é qualificado como alucinação frequentemente é uma percepção real, análoga a da dor vista do sonambulismo ou do êxtase, e provocada por um estado anormal, um efeito das faculdades da alma desprendida de seus laços corpóreos. Sem dúvida por vezes há uma verdadeira alucinação, conforme o sentido ligado ao vocábulo; mas a ignorância e a pouca atenção que, até agora, tem sido prestada a tais fenômenos fizeram que considerassem como ilusório aquilo que, mui- tas e muitas vezes, é uma visão real. Quando não se sabe como explicar um fato psicoló- gico, acha-se mais simples qualificá-la de alucinação.

ANJO – do lat. angelus; do gr. aggelos *, mensageiro. Segundo a idéia vulgar, os anjos são seres intermediários entre o homem e a divindade, por sua natureza e por seu poder; podem manifestar-se, quer por meio de avisos ocultos, quer de maneira visível. Não foram criados perfeitos, pois a perfeição pressupõe a infalibilidade - e alguns dentre eles ter-se-iam revoltado contra Deus. Diz-se: bons anjos, anjos maus, o anjo das trevas. Entretanto a idéia mais geral ligada a este vocábulo é a da bondade e da suprema virtude.

Segundo a doutrina espírita, os anjos não são seres à parte, de uma natureza especial: são Espíritos de primeira ordem, isto é, aqueles que chegaram ao estado de puros Espíritos, depois de terem passado por todas as provas.

Nosso mundo não existe de toda a eternidade, e muito antes que fosse formado, alguns Espíritos haviam atingido aquele grau supremo. Então, os homens pensaram que aqueles sempre tinham sido assim.
______________
* Em grego o g tem som duro; pronuncia-se como o grupo italiano gh ou como em português quando seguido de a o ou u. No grupo gg, o primeiro nasala a vogal precedente. No exemplo aci- ma pronuncia-se angelos (com o g duro). N. do T.


APARIÇÃO – fenômeno pelo qual os seres do mundo incorpóreo se tornam visíveis.

aparição etérea ou vaporosa – a que é impalpável e insustentável, pois não oferece resistência ao tacto;

aparição tangível ou estereolítica – a que é palpável e apresenta a consistência dos corpos sólidos.

A aparição difere da visão pelo fato de ocorrer em estado de vigília, afetando os ór- gãos visuais, quando o homem tem plena consciência de suas relações com o mundo exterior. A visão se dá no estado de sono ou de êxtase; também ocorre em vigília, por efeito da segunda vista. A aparição nos chega pelos olhos do corpo; produz-se no próprio lugar onde nos encontramos. A visão tem por objeto coisas ausentes ou afastadas, percebidas pela alma no estado de emancipação e quando as faculdades sensitivas se a- cham mais ou menos suspensas. (Vide Lucidez e Clarividência).

ARCANJO – anjo de ordem superior. (Vide Anjo). O vocábulo anjo tem sentido gené- rico, aplicado a todos os puros Espíritos. Se se admitirem para eles diversos graus de elevação, podem ser designados pelos nomes de arcanjos e serafins, para se utilizarem termos conhecidos.

ATEÍSMO, ATEU - do gr. atheos, composto de a, privativo e theos, Deus, isto é, sem Deus; que não crê em Deus. O ateísmo é a negação absoluta da divindade. Quem quer que creia na existência de um ser supremo, sejam quais forem os atributos que se lhe emprestem e o culto que se lhe renda, não é ateu. Toda religião repousa necessariamen- te· sobre a crença numa divindade. Essa crença pode ser mais ou menos esclarecida, mais ou menos conforme à verdade. Mas não teria senso uma religião ateísta.

O ateísmo absoluto tem poucos prosélitos, porque o sentimento da divindade existe no coração do homem, mesmo na ausência de qualquer ensinamento. O ateísmo e o es- piritismo são incompatíveis.

BATEDOR – (Vide Espírito).

CÉU – no sentido de morada dos bem-aventurados. (Vide Paraíso).

CLARIVIDÊNCIA – propriedade inerente à alma e que dá a certas pessoas a faculda- de de ver sem o concurso dos órgãos da visão. (Vicie Lucidez).

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPÍRITOS – (Vide Escala espírita).
COMUNICAÇÃO ESPÍRITA – manifestação inteligente dos Espíritos, tendo por objeti-

vo uma continuada troca de idéias entre eles e os homens. Dividem-se em:

Comunicações frívolas, as que se relacionam com assuntos fúteis e sem importân- cia;

Comunicações grosseiras, as que se traduzem por expressões que ferem o decoro; Comunicações instrutivas, as que têm por objetivo principal um ensinamento dado

pelos Espíritos sobre as ciências, a moral, a filosofia, etc.;

Comunicações sérias, as que excluem a frivolidade, seja qual for o objetivo.

(Vide para os modos de comunicações, Sematologia, Tiptologia, Psicografia, Pneumatografia, Psicofonia, Pneumatofonia, Telegrafia humana).
CRISIACO – aquele que se acha momentaneamente num estado de crise produzida pela ação magnética. Esta qualificação se dá mais particularmente àqueles nos quais tal estado é espontâneo e acompanhado de uma certa superexcitação nervosa. Em geral os crisíacos gozam de lucidez sonambúlica ou da segunda vista.

DEÍSTA – aquele que crê em Deus sem admitir culto externo. Erroneamente por ve- zes confundem deísmo com ateísmo. (Vide Ateu).

DEMÔNIO – do lat. daemo; do gr. daimon, gênio, sorte, destino, manes. Daemones, tanto em latim quanto em grego, se diz de todos os seres incorpóreos, bons ou maus e supostamente com conhecimentos e Poderes superiores aos do homem. Nas línguas modernas o vocábulo é geralmente tomado em sentido pejorativo e sua acepção se res- tringe aos gênios do mal. Conforme a crença vulgar, os demônios são seres essencial- mente maus por natureza. Ensinam-nos os Espíritos que Deus, sendo soberanamente bom e justo, não poderia ter criado seres votados ao mal e infelizes por toda a eternidade. Conforme eles, não há demônios, no sentido absoluto e restrito do vocábulo: existem a- penas Espíritos imperfeitos, podendo todos melhorar-se pelos próprios esforços e por sua própria vontade. Os Espíritos da nona classe seriam os verdadeiros demônios, se este vocábulo não implicasse a idéia de uma natureza perpetuamente má.

DEMÔNIO FAMILIAR * – (Vide Espírito familiar).
______________
* Na linguagem popular do Brasil é freqüente ouvir-se a voz famalial, com o significado acima. N. do T.

DEMONOMANCIA – (do gr. daimon e maneia, adivinhação). Suposto conhecimento do futuro pela inspiração dos demônios.

DEMONÔMANO – variedade de alienação mental que consiste em supor-se possuído do demônio.

DEUS – inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. Eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom e infinito em todas as suas perfeições.

DIABO – do gr. diabolos, delator, acusador, maldizente, caluniador. Segundo a cren- ça vulgar, é um ser real, um anjo rebelde. Chefe de todos os demônios e que tem um po- der bastante grande para lutar até contra o próprio Deus. Conhece os nossos mais secre- tos pensamentos, insufla todas as paixões más e toma todas as formas para nos induzir ao mal. Conforme a doutrina espírita sobre os demônios, o diabo é a personificação do mal; é um ser alegórico, que resume em si todas as paixões más dos Espíritos imperfei- tos. Assim como os Antigos davam às suas divindades alegóricas atributos especiais, como ao Tempo uma foice, uma ampulheta, asas e a figura de um velho; à Fortuna uma venda sobre os olhos e uma roda sob um dos pés, etc., o diabo teve que ser representado sob os traços característicos da baixeza das inclinações. Os cornos e a cauda são em- blemas da bestialidade, isto é, da brutalidade das paixões animais.

DRÍADA – (Vide Hamadríada).

DUENDE – (Vide Trasgo).

ESCALA ESPÍRITA – quadro das várias ordens de Espíritos, indicando os degraus que devem percorrer a fim de chegarem à perfeição. Compreende três ordens principais: os Espíritos imperfeitos, os bons Espíritos e os puros Espíritos, subdivididos em nove classes caracterizadas pela progressão dos sentimentos morais e das idéias intelectuais.

Os próprios Espíritos nos ensinam que pertencem a diferentes categorias, conforme seu grau de depuração, mas também nos dizem que essas categorias não constituem espécies distintas e que os Espíritos são chamados a percorrê-las sucessivamente. (Vide os desenvolvimentos relativos ao caráter de cada classe de Espíritos no capítulo especial).

EMANCIPAÇÃO DA ALMA – estado particular da vida humana, durante o qual, desprendendo-se dos laços materiais, a alma recobra algumas de suas faculdades de Espírito, e entra mais facilmente em comunicação com os seres incorpóreos. Tal estado se manifesta principalmente pelo fenômeno dos sonhos, da soniloqüência, da dupla vista, do sonambulismo natural ou magnético e do êxtase. (Vide estes vocábulos).

ENCARNAÇÃO – estado dos Espíritos que revestem um envoltório corporal. Diz-se: Espírito encarnado, por oposição a Espírito errante. Os Espíritos são errantes nos in- tervalos de suas diversas encarnações. A encarnação pode dar-se na Terra ou em outro mundo.

ERRATICIDADE – estado dos Espíritos errantes, isto é, não encarnados, durante os intervalos de suas diversas existências corpóreas. A erraticidade absolutamente não é símbolo de inferioridade para os Espíritos. Há Espíritos errantes de todas as classes, sal- vo os da primeira ordem, ou puros Espíritos, que, não tendo mais que passar pela reen- carnação, não podem ser considerados errantes. Os Espíritos errantes são felizes ou in- felizes, conforme seu grau de depuração. É nesse estado que o Espírito, então despojado do véu material do corpo, reconhece suas existências anteriores e as faltas que o distan- ciam da perfeição e da felicidade infinita. É ainda nessa condição que ele escolhe novas provas, a fim de progredir mais rapidamente.

ESFERA – Vocábulo pelo qual alguns Espíritos designam os diferentes graus da esca- la espírita. Dizem eles que foi alcançada a quinta ou a sexta esfera, como outros diriam o quinto ou sexto céu. Pela maneira por que se exprimem, poder-se-ia supor que a Terra fosse um ponto central, cercado de esferas concêntricas, nas quais se realizariam suces- sivamente os vários graus de perfeição. Alguns, até, falam da esfera de fogo, da esfera das estrelas, etc. Como as mais elementares noções de Astronomia bastam para mostrar o absurdo de semelhante teoria, esta não poderia provir senão de uma falsa interpretação dos vocábulos, ou de Espíritos muito atrasados e ainda imbuídos dos sistemas de Ptolomeu e de Tacho-Brahe *. Se um homem que supondes sábio sustenta uma coisa eviden- temente absurda, duvidais de seu saber. Deve dar-se o mesmo com os Espíritos: é pela experiência que aprendemos a conhecê-los. Essas expressões são, pois, viciosas, mes- mo quando tomadas em sentido figurado, porque podem induzir em erro sobre o ver- dadeiro sentido no qual deve entender-se a progressão dos Espíritos. (Vide Reencarnação).

_____________
* Trata-se de Cláudio Ptolomeu, astrônomo e geógrafo grego do segundo século de nossa era, provavelmente nascido no Alto Egito e morto em Canopus, perto de Alexandria. Suas principais obras são a Composição Matemática, ou Almagesto, tratado de trigonometria retilínea e esférica com o cálculo dos movimentos planetários. Contém ainda a exposição do sistema do mundo; a célebre Geografia, onde se encontram muitos mapas que orientaram as grandes descobertas; um tratado de Astrologia, chamado Tetrabiblion e as Harmônicas, onde se acha a teoria matemática dos sons empregados na música grega. Inventou vários instrumentos de astronomia.

O outro, Tycho-Brahe, foi o célebre astrônomo dinamarquês (1546-1601), protegido pelo rei Frederico II, que lhe deu uma ilha, na qual ele construiu um observatório, um feudo na Noruega e uma pensão. Por sua independência religiosa Rodolfo II, sucessor daquele rei, cortou-lhe a pen- são. Foi mestre de Képler, deixou um catálogo de cerca de 800 estrelas e outros trabalhos impor- tantes. Graças a tudo isto Képler pôde anunciar as célebres leis sobre o movimento dos planetas. N. do T.


ESPÍRITA – Relativo ao Espiritismo.

ESPIRITISMO – doutrina fundada sobre a crença na existência dos Espíritos e em sua comunicação com os homens.

ESPIRITISTA – aquele que adota a doutrina espírita.

ESPÍRITO – do lat. spiritus, de spirare, soprar. No sentido especial da doutrina espí- rita, os Espíritos são os seres inteligentes da criação e povoam o universo, fora do mundo corpóreo.

A natureza íntima dos Espíritos nos é desconhecida; eles próprios não a podem defi- nir, por ignorância ou por deficiência de nossa linguagem. A esse respeito estamos como os cegos de nascença em relação à luz. Conforme ao que nos dizem, o Espírito não é material, no sentido vulgar do vocábulo; também não é imaterial, no sentido absoluto, pois que é alguma coisa e a imaterialidade absoluta seria o nada. O Espírito é, pois, formado de uma substância, da qual não nos pode dar uma idéia a matéria grosseira que afeta os nossos sentidos. Pode ser comparado a uma chama ou centelha, cujo brilho varia con- forme seu grau de depuração. Pode afetar todas as formas, por meio do perispírito que o envolve. (Vide Perispírito).

ESPÍRITO BATEDOR – aquele que manifesta sua presença por meio de batidas. Per- tencem eles às classes inferiores.

ESPÍRITO ELEMENTAR – Espírito considerado em si mesmo, abstração feita de seu perispírito ou envoltório semimaterial.

ESPÍRITO FAMILIAR – Espírito que se liga a uma pessoa ou uma família, para a pro- teger, se for bom, para a perseguir, se for mau. O Espírito familiar não necessita ser evo- cado: acha-se sempre presente e responde instantaneamente ao apelo que se lhe faça. Muitas vezes manifesta sua presença por sinais sensíveis.

ESPIRITUALISMO – crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que con- serva sua individualidade após a morte, abstração feita da crença nos Espíritos. É o opos- to ao materialismo. Quem quer que acredite que em nós nem tudo é matéria é espiritua- lista; mas não se segue por isso que admita a doutrina dos Espíritos. Todo espiritista é necessariamente espiritualista; mas é possível ser-se espiritualista sem ser espírita. O materialista não é uma coisa nem outra. Como são duas idéias essencialmente distintas, tornava-se necessário as distinguir por palavras diferentes, a fim de evitar qualquer equí- voco. Mesmo para aqueles que consideram o Espiritismo como uma coisa quimérica, ain- da é necessário designá-lo por um nome especial: isto tanto se faz preciso para as idéias falsas quanto para as verdadeiras, a fim de que nos possamos entender. (Vide Ma- terialismo e Espiritismo).

ESTEREOTIPA * – do gr. steros. sólido. Qualidade das aparições que adquirem as propriedades da matéria resistente e tangível; diz-se por oposição às aparições vaporosas ou etéreas, que são impalpáveis. A aparição esterotita apresenta, temporariamente, à vista e ao toque, as propriedades de um corpo vivo.

________________
* Não encontro o registro dessa voz nos léxicos portugueses bem como no grande Larousse. Pen- so tratar-se de um neologismo necessário, criado por Allan Kardec, para preencher uma falta - a de dar um nome a um fato ainda não batizado. A expressão aparição esterotita, entretanto, não é, a nosso ver, perfeito sinônimo de agênere (outro neologismo criado por Allan Kardec), porque, posto ambas sejam temporárias, aquela tem curtíssima duração, quase instantaneidade, enquan- to o agênere é de duração menos efêmera. N. do T.


EVOCAÇÃO – (Vide Invocação).

EXPIAÇÃO – pena que sofrem os Espíritos em punição de faltas cometidas durante a vida corpórea. Como sofrimento moral, a expiação se verifica no estado errante; como sofrimento físico, no estado de encarnado. As vicissitudes e os tormentos da vida corpó- rea são, ao mesmo tempo, provas para o futuro e expiação para o passado.

ÊXTASE – do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos. Em tal estado a alma não se prende mais ao corpo senão por frágeis laços, que procura romper; pertence mais ao mundo dos Espíritos, que entrevê, do que ao mundo material.
Por vezes o êxtase é natural e espontâneo. Também pode ser provocado pela ação magnética e, neste caso, é um grau superior do sonambulismo.

FADA – do lat. fata. De acordo com a crença vulgar, as fadas são seres semimateri- ais, dotados de um sobre-humano poder; são boas ou más, protetoras ou malfeitoras; podem, à vontade, tornar-se visíveis ou invisíveis e tomar todas as formas. Na Idade- Média e nos tempos modernos as fadas sucederam as divindades subalternas dos Anti- gos. Se separarmos sua história do maravilhoso que lhes é emprestado pela imaginação dos poetas e pela credulidade popular, nelas encontraremos todas as manifestações espí- ritas de que somos testemunhas, e que se produziram em todas as épocas. É incontesta- velmente a fatos desse gênero que se deve a origem da crença nelas. Nas fadas que, supostamente, presidem ao nascimento de uma criança e a acompanham no curso da vida reconhecemos sem dificuldade, os Espíritos ou gênios familiares. Suas melhores ou piores inclinações, que não passam de reflexos das paixões humanas, as colocam, natu- ralmente, na categoria de Espíritos inferiores ou pouco adiantados. (Vide Politeísmo).

FATALIDADE – do lat. fatalitas, de fatum, destino. Destino inevitável. Doutrina que supõe sejam todos os acontecimentos da vida e, por extensão, todos os nossos atos, predestinados e submetidos a uma lei à qual não nos podemos subtrair. Há duas espé- cies de fatalidade: uma proveniente de causas exteriores, que nos podem atingir e rea- gem sobre nós; poderíamos chamá-la reativa, exterior, fatalidade eventual; a outra, que se origina em nós mesmos, determina todas as nossas ações; é a fatalidade pessoal. No sentido absoluto do vocábulo, a fatalidade transforma o homem numa máquina, sem inici- ativa nem livre-arbítrio e, conseqüentemente, sem responsabilidade. É a negação de toda moral.

Segundo a doutrina espírita, escolhendo sua nova existência, pratica o Espírito um ato de liberdade. Os acontecimentos da vida são a conseqüência da escolha e estão em rela- ção com a posição social da existência. Se o Espírito deve renascer em condição servil, o meio no qual se achar criará os acontecimentos muito diversos dos que se lhe apresenta- riam se tivesse de ser rico e poderoso. Mas, seja qual for essa condição, conserva ele o livre-arbítrio em todos os atos de sua vontade, e não será fatalmente arrastado a fazer isto ou aquilo, nem a sofrer este ou aquele acidente. Pelo gênero de luta escolhido, tem ele possibilidade de ser levado a certos atos ou encontrar certos obstáculos, mas não está dito que isto devesse acontecer infalivelmente, ou que não o possa evitar por sua prudência e por sua vontade. É para isso que Deus lhe dá a capacidade de raciocínio. Dá- se o mesmo que se fosse um homem que, para chegar a um objetivo, tivesse três cami- nhos à escolha: pela montanha, pela planície ou pelo mar. No primeiro, a possibilidade de encontrar pedras e precipícios; na segunda pântanos; na terceira, tempestades. Mas não está dito que será esmagado por uma pedra, que se atolará no brejo ou que naufragará aqui e não ali. A própria escolha do caminho não é fatal, no sentido absoluto do vocábulo: por instinto o homem tomará aquele no qual deverá encontrar a prova escolhida. Se tiver que lutar contra as ondas, seu instinto não o levará a tomar o caminho das montanhas.

Conforme o gênero de provas escolhido pelo Espírito, acha-se o homem exposto a certas vicissitudes. Em conseqüência dessas mesmas vicissitudes, é ele submetido a ar- rastamentos aos quais deve subtrair-se. Aquele que comete um crime não é fatalmente levado a cometê-lo: escolheu um caminho de luta que a isso pode excitá-lo; se ceder à tentação, é pela fraqueza de sua vontade. Assim, o livre-arbítrio existe para o Espírito no estado errante, na escolha que faz das provas a que deve submeter-se, e existe na con- dição de encarnado nos atos da vida corpórea. Só o instante da morte é fatal: porque o gênero de morte é ainda uma conseqüência da natureza das provas escolhidas.

FEITICEIRO * – Primitivamente o nome era aplicado aos indivíduos que supostamente lançavam a sorte e, por extensão, a todos aqueles aos quais eram atribuídos poderes sobrenaturais. Os fenômenos estranhos que se produzem sob a influência de certos mé- diuns provam que o poder atribuído aos feiticeiros repousa sobre uma realidade, da qual, entretanto, o charlatanismo abusou, como abusa de tudo. Se no nosso século esclarecido ainda há pessoas que atribuem tais fenômenos ao demônio com mais forte razão deveri- am supô-lo ao tempo do obscurantismo. Disso resultou que os indivíduos que possuíam, mau grado seu, algumas das faculdades dos nossos médiuns, foram condenados à fo- guerra.

____________________
* A voz em francês é sorcier. Em português feiticeiro vem de feitiço (de fétiche). De notar-se, porém, que o Larousse, registrando a forma fétiche, diz, conforme nossa tradução literal: "do por- tuguês feitiço, objeto fadado, malefício; do latim factitius, proveniente de uma fabricação, não natural". E mais adiante: "Na África, cerimônia religiosa para tornar favorável um empreendimento ou uma viagem: Fazer um grande FEITIÇO". - "Objeto ao qual as pessoas supersticiosas e, prin- cipalmente os jogadores, atribuem influência feliz". Estamos com o Larousse. N. do T.


FLUÍDICO – Oposto a sólido. Qualificação dada aos Espíritos por alguns escritores, a fim de caracterizar a sua natureza etérea. Diz-se: os espíritos fluídicos. Julgamos im- própria a expressão; aliás ela representa uma espécie de pleonasmo, mais ou menos como se disséssemos um ar gasoso. O vocábulo espírito diz tudo; em si mesmo encerra a sua definição; necessariamente desperta a idéia de uma coisa incorpórea; um Espírito que não fosse fluídico não seria um Espírito. O vocábulo tem um outro inconveniente, qual o de assimilar a natureza dos Espíritos aos nossos fluidos materiais: lembra muito a idéia de laboratório.

FOGO ETERNO – A idéia do fogo eterno como castigo remonta à mais alta antigüidade e vem da crença dos Antigos que colocavam os Infernos nas entranhas da Terra, cujo logo central lhes era revelado pelos fenômenos geológicos. Quando o homem adquiriu noções elevadas sobre a natureza da alma, compreendeu que um ser imaterial não podia ser atingido pelo fogo material; nem por isso deixa o fogo de ficar como emblema do mais cruel suplício e não foi encontrada figura mais enérgica para pintar os sofrimentos morais da alma; é neste sentido que se diz: queimar-se de amor, ser consumido pelo ciúme, pela ambição, etc.
GÊNIO – do lat. genius, do grego geino, gerar, produzir. É neste sentido que se diz de um homem capaz de criar ou inventar coisas extraordinárias que é um homem de gê- nio. Na linguagem espírita gênio é sinônimo de Espírito. Diz-se indiferentemente: Espírito familiar ou gênio familiar; bom e mau Espírito ou bom e mau gênio. O vocábulo Espírito encerra um sentido mais vago e menos circunscrito; o gênio é uma espécie de personifi- cação do Espírito; figura-se-o sob uma forma determinada, mais ou menos semelhante à forma humana, mas vaporosa e impalpável, ora visível, ora invisível. Os gênios são os Espíritos em suas relações com os homens, agindo sobre eles por um poder oculto supe- rior.

GÊNIO FAMILIAR – (Vide Espírito familiar).

GNOMO – do gr. gnomon, conhecedor, hábil, de gnoskein, conhecer. Gênios inteli- gentes que se supunha habitassem o interior da Terra. Pelas qualidades que se lhes atri- buem, pertencem à ordem dos Espíritos imperfeitos e à classe dos Espíritos levianos.

HAMADRÍADA – do gr. hama, conjunto e drus, carvalho. DRÍADA, de drus, o carva- lho. Ninfa dos bosques, segundo a mitologia pagã. As dríadas eram ninfas imortais que presidiam as árvores em geral e que podiam vagar livremente em torno das que particu- larmente lhe eram consagradas. A hamadríada não era imortal: nascia e morria com a árvore cuja guarda lhe era confiada e que jamais podia deixar. Não é hoje duvidoso que a idéia das dríadas tirasse sua origem nas manifestações análogas àquelas que hoje tes- temunhamos. Os Antigos, que tudo poetizavam, divinizaram as inteligências ocultas que se manifestavam na substância mesma dos corpos. Para nós não passam de Espíritos batedores.

IDÉIAS INATAS – Idéias ou conhecimentos não adquiridos e que parecem trazidas ao nascer. Durante muito tempo discutiu-se sobre as idéias inatas, cuja existência certos filósofos combateram, pretendendo que todas são adquiridas. Se assim fosse, como ex- plicar certas predisposições naturais que freqüentemente se revelam desde a mais tenra idade e fora de qualquer ensino? Os fenômenos espíritas lançam uma grande luz sobre essa questão. Hoje nenhuma dúvida deixa a experiência sobre esta espécie de idéias, que acham a sua explicação na sucessão das existências. Os conhecimentos adquiridos pelo Espírito em existências anteriores se refletem nas existências posteriores: por isso são chamadas idéias inatas.

ILUMINADO – Qualidade dada a certos indivíduos que se supõem esclarecidos por Deus de um modo particular e que em geral são considerados como visionários ou dese- quilibrados. Diz-se: a seita dos iluminados. Sob essa denominação foram confundidos todos quantos recebem comunicações inteligentes e espontâneas da parte dos Espíritos. Se em seu número se encontraram homens superexcitados por uma imaginação exalta- da, sabe-se hoje a parte reservada à realidade.

INFERNO – do lat. inferna, de infernus, inferior, que está em baixo; subentendido lo- cus, lugar; lugar inferior. Assim chamado porque os Antigos o acreditavam colocado nas entranhas da Terra. No plural só é empregado na linguagem poética ou falada de lugares subterrâneos para onde, segundo os Pagãos, iam as almas após a morte. Os Infernos compreendiam duas partes: os Campos Elísios, morada encantada dos homens de bem e o Tártaro, lugar onde os maus sofriam o castigo de seus crimes pelo fogo e pelas tortu- ras eternas.

A crença relativa à posição subterrânea dos Espíritos sobreviveu ao paganismo. Se- gundo a Igreja Católica, Jesus desceu aos Infernos onde as almas dos justos espera- vam a sua vinda nos Limbos. As almas dos maus serão precipitadas nos Infernos. A significação deste vocábulo está hoje restrita à morada dos condenados; mas o progresso das ciências geológicas e astronômicas tendo esclarecido sobre a estrutura do globo ter- restre e sua verdadeira posição no espaço, o Inferno foi exilado de seu seio e hoje ne- nhum lugar determinado lhe é assinado.

No estado de ignorância, o homem é incapaz de captar as abstrações e abarcar as generalidades; nada concebe que não seja localizado e circunscrito; materializa as coisas imateriais; rebaixa até a majestade divina. Mas, à medida que o progresso da ciência po- sitiva vem esclarecê-lo, reconheceu seu próprio erro: suas idéias, de mesquinhas e aca- nhadas que eram, crescem e o horizonte do infinito se desenrola aos seus olhos. É assim que, segundo a doutrina espírita, as penas de além-túmulo não podem ser senão morais e são inerentes à natureza impura e imperfeita dos Espíritos inferiores; não há inferno lo- calizado no sentido vulgar ligado ao termo: cada um o tem em si, pelos sofrimentos que suporta e que não são menos cruciantes pelo fato de não serem físicos. O Inferno está em toda parte onde há Espíritos imperfeitos. (Vide Paraíso, Fogo Eterno, Penas Eter- nas).

INSTINTO – Espécie de inteligência rudimentar que dirige os seres vivos em suas a- ções, mau grado sua vontade e no interesse de sua conservação. O instinto toma-se inte- ligência quando há deliberação. Pelo instinto age-se sem raciocinar pela inteligência raciocina-se antes de agir. No homem muito frequentemente as ideias instintivas são confundidas com as idéias intuitivas. Estas últimas são as que ele bebeu quer no estado de Espírito, quer nas existências anteriores e das quais conserva uma vaga lembrança.

INTELIGÊNCIA – Faculdade de conceber, de compreender e de raciocinar. Seria injusto recusar aos animais uma espécie de inteligência e crer que eles apenas sigam maquinalmente o cego impulso do instinto. Demonstra a observação que em muitos casos agem eles com propósito deliberado e conforme as circunstâncias; mas essa inteligência, por mais admirável que seja, é sempre limitada à satisfação de suas necessidades materiais, ao passo que a do homem lhe permite elevar-se acima da condição humana. A linha de demarcação entre os animais e o homem é traçada pelo conhecimento que a este último é dado do Ser Supremo. (Vide Instinto).

INTUIÇÃO – (Vide Instinto, Ideias inatas).

INVISÍVEL – nome sob o qual algumas vezes são designados os Espíritos nas suas manifestações. A denominação não nos parece feliz, primeiro porque se para nós a invisibilidade é o estado normal dos Espíritos, sabe-se que ela não é absoluta, desde que eles nos podem aparecer; em segundo lugar a denominação nada tem que caracterize essencialmente os Espíritos: ela se aplica igualmente a todos os corpos inertes que não afetam o sentido da visão. A voz Espírito tem por si mesma uma significação que desperta a idéia de um ser inteligente e incorpóreo. Notemos, ainda, que, falando de um determinado Espírito, como, por exemplo, o de Fénelon, dir-se-á: “É o Espírito de Fénelon quem diz isto ou aquilo” e nunca “é o invisível de Fénelon”. É sempre prejudicial à clareza e à pureza da língua desviar os vocábulos de sua acepção própria.

INVOCAÇÃO – do Iat. In, em e vocare, chamar. Evocação, do lat. ex. de, de fora e vocare. Os dois vocábulos não são sinônimos perfeitos, posto lenham a mesma raiz vocare. terra empregá-las indistintamente. “Evocar é chamar, fazer vir a si, fazer aparecer nas cerimônias mágicas, nos encantamentos. Evocar almas, Espíritos, sombras. As necromantes pretendiam evocar as almas dos mortos”. (Academia). Entre os Antigos, evocar era fazer sair as almas dos Infernos para que viessem ao chamado. Invocar é cha- mar em si, ou em seu socorro, um poder superior ou sobrenatural. Invoca-se a Deus pela prece. Na religião católica invocam-se os Santos. Toda prece é uma invocação. A invocação está no pensamento; a evocação está no ato. Na invocação o ser a quem nos dirigimos nos ouve; na evocação ele sai de onde se achava e vem manifestar-nos a sua presença. A invocação só é dirigida aos seres que supomos bastante elevados para nos assistir; evocam-se os Espíritos inferiores, do mesmo modo que os superiores. “Moisés proibiu, sob pena de morte, a evocação das almas dos mortos”, que era uma prática sacrílega entre os Cananeus. O Capítulo XXII do Segundo Livro dos Reis fala da “evocação da sombra de Samuel pela pitoniza”.

Como se vê, a arte das evocações remonta à mais alta antiguidade. Encontramo-la em todas as épocas e em todos os povos. Outrora a evocação era acompanhada de práticas místicas, seja porque as considerassem necessárias, seja porque visassem exibir o prestígio de um poder superior. Sabe-se hoje que o poder de evocar não é um privilégio: pertence a todos; e todas as cerimônias mágicas e cabalísticas não passam de vão aparato.

Segundo os Antigos, todas as almas evocadas eram errantes ou vinham dos Infernos, que compreendiam, como se sabe, os Campos Elísios e o Tártaro. À expressão não se ligava nenhum sentido pejorativo. Na linguagem moderna o significado de inferno tornouse restrito, como morada dos condenados. Daí se seguiu a idéia que fazem certas pessoas, de que a evocação esteja ligada aos maus Espíritos ou demônios. Esta crença, porém, cai, à medida que adquirimos um conhecimento mais aprofundado dos fatos. Assim, é menos espalhada entre os que acreditam na realidade das manifestações espíritas: não poderia, realmente, prevalecer ante a experiência e um raciocínio isento de preconceitos.

LARES – (Vide Manes, Penates).

LIVRE-ARBÍTRIO – Liberdade moral do homem; faculdade de guiar-se conforme a sua vontade, na realização de seus atos. Ensinam os Espíritos que a alteração das facul- dades mentais, por uma causa acidental ou natural constitui o único caso em que o ho- mem se vê privado do livre-arbítrio. Fora disto é sempre senhor de fazer ou não fazer uma coisa. Ele goza dessa liberdade no estado de Espírito e é em virtude dessa faculdade que livremente escolhe a existência e as provas que julga adequadas ao seu adiantamento. Conserva-a no estado corpóreo, a fim de poder lutar contra as mesmas provas. Os Espíri- tos que ensinam esta doutrina não podem ser maus. (Vide Fatalidade).

LUCIDEZ – Clarividência, faculdade de ver sem auxílio dos órgãos da visão. É uma faculdade inerente à natureza mesma da alma ou do Espírito, e que reside em todo o seu ser. Por isso, em todos os casos em que há emancipação da alma, o homem tem percep- ções independentes dos sentidos. No estado corpóreo normal a faculdade de ver é limita- da pelos órgãos materiais; desprendida desse obstáculo, ela não mais se acha circunscri- ta; estende-se por toda a parte onde a alma exerce a sua ação. Tal é a causa da visão à distância, de que desfrutam certos sonâmbulos. Vêem-se no próprio local que observam, ainda que a milhares de quilômetros, porque, se ali não se acha o corpo, a alma realmen- te está. Pode, pois, dizer-se que o sonâmbulo vê pela luz da alma.

O vocábulo clarividência é mais geral. Lucidez se diz mais particularmente da clarivi- dência sonambúlica. Um sonâmbulo é mais ou menos lúcido, conforme seja mais ou me- nos completa a emancipação da alma.

MAGIA, MAGO – do gr. mageia, conhecimento profundo da natureza; de onde ma- gos, sábio, cientista formado em magia; sacerdote, sábio e filósofo entre os antigos Per- sas. Originalmente a magia era a ciência dos sábios; todos os que conheciam a astrologi- a, que se gabavam de predizer o futuro, que faziam coisas extraordinárias e incompreen- síveis para o vulgo eram magos ou sábios que, mais tarde, foram chamados magos. O abuso e o charlatanismo desacreditaram a magia; mas todos os fenômenos que hoje re- produzimos pelo magnetismo, pelo sonambulismo e pelo espiritismo provam que a magia não era uma arte puramente quimérica e que, entre muitos absurdos, havia certamente muita coisa verdadeira. A vulgarização desses fenômenos tem por efeito destruir o prestí- gio dos que outrora operavam sob o manto do segredo e abusavam da credulidade, atri- buindo-se um pretenso poder sobrenatural. Graças a essa vulgarização hoje sabemos que nada existe de sobrenatural e que certas coisas só parecem derrogar as leis da na- tureza porque não lhes conhecemos as causas.

MAGNETISMO ANIMAL – do gr. magnes, ímã. Assim chamado por analogia como o magnetismo mineral. Demonstrou a experiência que não existe tal analogia ou que é ape- nas aparente. Assim, a denominação não é exata. Como, porém, foi consagrada pelo em- prego universal, e como, por outro lado, o epíteto que é adicionado não permite equívo- cos, haveria mais inconveniente do que utilidade em substituir a expressão. Algumas pes- soas a substituem por mesmerismo. Mas até agora a tentativa não prevaleceu.

O magnetismo animal pode assim ser definido: ação recíproca de dois seres vivos por meio de um agente especial chamado fluído magnético.

MAGNETISTA, MAGNETIZADOR – A primeira palavra é empregada por algumas pessoas para significar os adeptos do magnetismo, os que acreditam nos seus efeitos. O magnetizador é o praticante, aquele que o exercita; o magnetista é o teórico. Pode ser-se magnetista sem ser magnetizador, mas não se pode ser magnetizador sem ser magnetis- ta. Tal distinção nos parece útil e lógica.

MANES – do lat. manere, ficar, segundo uns; segundo outros, de manes, manium, de manus, bom. Na mitologia romana e etrusca os manes eram as almas ou sombras dos mortos. Os Antigos tinham um grande respeito pelos manes de seus antepassados, que julgavam agradar pelos sacrifícios. Eram representados sob a forma humana, mas vaporosa e invisível, errantes em volta dos túmulos ou de suas habitações e visitando as suas famílias. Quem não reconheceria nesses manes os Espíritos sob o envoltório semi- material do perispírito e que nos dizem, eles próprios, que se acham entre nós sob a for- ma que tinham quando vivos? (Vide Penates).

MANIFESTAÇÃO – ato pelo qual um Espírito revela a sua presença. As manifestações são:

Aparentes, quando o Espírito é visto. (Vide Aparições).
Espontâneas, quando são independentes da vontade e se dão sem que nenhum Espírito tenha sido chamado.

Físicas, quando se traduzem por fenômenos materiais, tais corno ruídos, movimentos, deslocamento de objetos.

Inteligentes, quando revelam um pensamento. (Vide Comunicação).
Ocultas, quando nada têm de ostensivo e quanto o Espírito se limita a agir sobre a mente.
Patentes, quando se tornam apreciáveis pelos sentidos.

Provocadas, quando são efeito da vontade, do desejo ou de uma evocação determinada.

MATERIALISMO – Sistema dos que pensam que no homem tudo é matéria e que, as- sim, nele nada sobrevive à destruição do corpo. Parece inútil refutar esta opinião, que, aliás, é pessoal a certos indivíduos e em parte alguma se erige em doutrina. Se se pode demonstrar a existência da alma pelo raciocínio, as manifestações espíritas constituem a sua prova patente. Por elas nós assistimos, de certo modo, a todas as peripécias da vida de além-túmulo. O materialismo, que apenas se funda na negação, não resiste à evidên- cia dos fatos. Por isso freqüentemente a doutrina espírita triunfa sobre aqueles que havi- am resistido a todos os argumentos. Sua vulgarização é o mais poderoso meio de extirpar essa chaga das sociedades civilizadas.

MÉDIUM – do lat. medium, meio, intermediário. Pessoa acessível à influência dos Espíritos e mais ou menos dotada da faculdade de receber e transmitir suas comunica- ções. Para os Espíritos o médium é um intermediário; é um agente ou instrumento mais ou menos cômodo, conforme a natureza ou o grau da faculdade mediatriz. Essa faculda- de é devida a uma disposição orgânica especial, susceptível de desenvolvimento. Dis- tinguem-se diversas variedades de médiuns, conforme sua aptidão particular para este ou aquele modo de transmissão, ou tal ou qual gênero de comunicação.

Médiuns de influência física, os que têm o poder de provocar manifestações osten- sivas. Compreendem as seguintes variedades:

médiuns motores, que provocam movimento e deslocamento de objetos; médiuns tiptólogos, os que provocam ruídos e golpes vibrados; médiuns de aparição, os que provocam aparições. (Vide Aparição).

Entre os médiuns de influência física distinguem-se: os médiuns facultativos, isto é, que têm o poder de provocar os fenômenos por um ato da vontade, e os médiuns natu- rais, os que produzem espontaneamente e sem qualquer participação da vontade.

Médiuns de influência moral, os que são mais especialmente aptos a receber e transmitir as comunicações inteligentes. Conforme sua aptidão especial, distinguem-se em:

médiuns de pressentimentos, pessoas que, em certas circunstâncias, têm uma vaga intuição das coisas futuras;

médiuns desenhistas, os que desenham sob a influência dos Espíritos;

médiuns escreventes ou psicógrafos, os que têm a faculdade de escrever sob a in- fluência dos Espíritos. (Vide Psicografia);

médiuns excitadores, os que têm o poder de desenvolver nos outros, pela sua von- tade, a faculdade de escrever, sejam ou não médiuns escreventes *;
_______________
* A expressão em francês é médiums communicateurs, cuja tradução exata seria médiuns co- municantes. Preferimos chamá-los médiuns excitadores, porque a sua função é a de um motor de partida, que faz desabrochar o poder mediúnico latente no outro médium e, muitas vezes, excitar a capacidade vibratória do médium, do Espírito que deseja comunicar-se, ou de ambos, produzindo a manifestação que, diga-se de passagem, não é somente o de escrever, mas a de incorporação. N. do T.


médiuns falantes ou parlantes, os que transmitem pela palavra falada o que os psi- cógrafos transmitem pela escrita;

médiuns inspirados, as pessoas que, em estado normal ou em êxtase, recebem pelo pensamento comunicações ocultas, estranhas às suas idéias;

médiuns musicistas, os que escrevem música ou a executam sob a influência dos Espíritos;

médiuns pneumatógrafos, os que têm a faculdade de obter a escrita direta dos Espí- ritos. (Vide Pneumatografia);

médiuns sensitivos ou impressíveis, são as pessoas suscetíveis de sentir a presen- ça dos Espíritos por uma vaga impressão de que não se podem dar conta. Essa varieda- de não tem um caráter bem definido. Todos os médiuns são necessariamente impressíveis. A impressionabilidade é, assim, antes uma qualidade geral que especial. É: a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras. Difere da impres- sionabilidade puramente física e nervosa, com a qual não deve ser confundida;

médiuns videntes, são as pessoas que têm a faculdade da segunda vista, ou de ver os Espíritos. (Vide Vista).

Observação – Algumas pessoas dizem no plural, os media, como se diz errata. Não vemos vantagem em multiplicar desnecessariamente as exceções, já tão numerosas, de nossa língua. Todos os gramáticos estão hoje de acordo em dar à maioria dos nomes estrangeiros passados para o uso da língua o sinal francês do plural. Várias palavras de terminação latina aliás estão neste caso: diz-se os "museums, factums, pensums, mé- morandums", etc. Por que não dizer "médiuns"? Dizer os "media" seria uma afetação pedante *.
_______________
* Seguindo o mesmo critério em português, escreve-se o médium (homem ou mulher), porque o vocábulo é epiceno, como a cobra, a onça, o tigre (macho ou fêmea); e, no plural os médiuns – e não médiums, que é a forma francesa. É erro dizer a médium e erro maior a média, ou d. Fula- na é boa média. N. do T.


METEMPSICOSE – do gr. meta, mudança em, na e psuke, alma. Transmigração da alma de um corpo a outro. “O dogma da metempsicose é de origem indiana. Da Índia a crença passou ao Egito, de onde mais tarde Pitágoras o trouxe para a Grécia. Os discípulos desse filósofo ensinavam que o Espírito, quando livre dos laços do corpo, vai ao impé- rio dos mortos esperar, num estado intermediário, de duração mais ou menos longa, o momento de animar outro corpo de homem ou de animal até que se realize o tempo de sua purificação e de sua volta à fonte da vida”. Como se vê, o dogma da metempsicose está baseado na individualidade e na imortalidade da alma. Nele se encontra a doutrina dos Espíritos sobre a reencarnação. Esse estado intermediário, de duração mais ou me- nos longa entre as diversas existências não é mais que o estado de erraticidade no qual se acham os Espíritos entre duas encarnações. Há, porém, entre a metempsicose indiana e a doutrina da reencarnação, tal qual nos é ensinada hoje, uma diferença capital: para começar aquela admite a transfiguração da alma no corpo dos animais, o que seria uma degradação; em segundo lugar, essa transmigração não se opera senão na Terra. Ao contrário, dizem-nos os Espíritos que a reencarnação é um progresso incessante, que o homem é uma criação à parte, cuja alma nada tem de comum com o princípio vital dos animais; que as diversas existências podem realizar-se tanto na Terra quanto, por uma lei de progresso, num mundo de ordem superior. E isto, como diz Pitágoras, "até que se realize o tempo de sua purificação”.

MITOLOGIA – do gr. muthos, fábula e logos, descrição. História fabulosa das divindades pagãs. Compreende-se igualmente sob este nome a história de todos os seres extra-humanos que, sob diversas denominações, sucederam aos deuses pagãos na Ida- de Média. Assim, temos a mitologia escandinava, a teutônica, a céltica, a escocesa, a irlandesa, etc.

MORTE – Aniquilamento das forças vitais do corpo pelo esgotamento dos órgãos. Privado o corpo do princípio da vida orgânica, a alma se desprende e entra no mundo dos Espíritos.

MUNDO CORPÓREO – Conjunto dos seres inteligentes que têm um corpo material.

MUNDO ESPÍRITA ou MUNDO DOS ESPÍRITOS – Conjunto dos seres inteligentes despojados de seu envoltório corporal. O mundo espírita é sobreviente a tudo. O estado corpóreo é para os Espíritos apenas transitório, passageiro. Eles mudam de envoltório como nós mudamos de roupa: deixam o corpo usado como deixamos uma roupa velha.

NECROMANCIA – do gr. nekros, morto e manteia, adivinhação. Arte de evocar as almas dos mortos para obter revelações. Por extensão, o vocábulo foi aplicado a todos os meios de adivinhação e, assim, é qualificado de necromante quem quer que faça profissão de dizer o futuro. Isto provavelmente se deve ao fato de, na verdadeira acepção do vocábulo, a necromancia ter sido um dos primeiros meios empregados para aquele fim. Em segundo lugar porque, segundo as crenças vulgares, as almas dos mortos deveriam ser os principais agentes nos outros meios de adivinhação, tais como a quiromancia ou adivinhação pelo exame da mão, a cartomancia, etc. O abuso e o charlatanismo desacreditaram a necromancia, como desacreditaram a magia *.
____________________
* Todos os vocábulos compostos com a raiz grega manteia como segundo elemento são paroxítonos e não proparoxítonos. Assim, deve pronunciar-se necromancia, quiromancia, cartomancia, com a tônica cí e não necromância, quiromancia e cartomancia, com a tônica mân. N do T.


NOCTÂMBULO, NOCTAMBULISMO – do lat. nox, noctis, a noite e ambulare, andar, passear. Aquele que marcha ou passeia durante a noite, dormindo. Sinônimo de sonâmbulo. Este último vocábulo é preferível, visto como noctâmbulo e noctambulismo de modo algum implicam a idéia de sono.

ORACULO – do lat. os, oris, a boca. Resposta dos deuses, conforme as crenças pagãs, dadas às perguntas que lhes eram dirigidas. Assim se chamava porque as respostas eram dadas pela boca das Pitonisas. (Vide este vocábulo). Por extensão, oráculo se dizia, ao mesmo tempo, da resposta, da pessoa que a pronunciava, bem como dos vários meios empregados para conhecer o futuro. Todo fenômeno extraordinário, capaz de ferir a imaginação, era considerado expressão da vontade dos deuses e se tornava um oráculo. Os sacerdotes pagãos, que não perdiam nenhuma ocasião para explorar a credulidade, se constituíam seus intérpretes e, para tanto, consagravam solenemente os templos, nos quais os fiéis vinham deixar suas oferendas, na quimérica ilusão de conhecer o futuro. A crença nos oráculos evidentemente tem sua fonte nas comunicações espíritas que o charlatanismo, a cupidez e a ânsia de dominação tinham cercado de prestígio e que hoje vemos em toda sua simplicidade.

PARAÍSO – do gr. paradeisos, jardim, vergel. Os Antigos o colocavam numa parte dos Infernos, chamada Campos Elísios. (Vide Inferno); os povos modernos, nas elevadas regiões do espaço. Este vocábulo é sinônimo de céu, tomado na mesma acepção, com a diferença que céu se liga a uma idéia de beatitude infinita, ao passo que paraíso é mais circunscrito e lembra prazeres um pouco materiais. Diz-se ainda: subir ao céu, descer ao inferno. Tais opiniões baseiam-se na crença primitiva, fruto da ignorância, de que o universo era formado de esferas concêntricas, cujo centro era ocupado pela Terra. É nessas esferas, chamadas céus, que foram colocadas as moradas dos justos. Daí a expressão de quinto ou sexto céu, para designar os diversos graus de beatitude. Desde, porém, que a ciência lançou o seu olhar investigador sobre as profundezas etéreas, mostra-nos o espaço universal sem limites, semeado por um número infinito de globos, entre os quais circula o nosso, ao qual nenhum lugar distinto é assinado. E aí não existem altos nem baixos. Não vendo o sábio em parte alguma senão o espaço infinito e mundos inumeráveis onde lhe haviam indicado o céu; não encontrando nas entranhas da Terra, em lugar do Inferno, senão as camadas geológicas sobre as quais sua formação se acha escrita em caracteres irrefragáveis, começou a duvidar do Céu e do Inferno. Daí à dúvida absoluta vai apenas um passo.
A doutrina ensinada pelos Espíritos superiores está de acordo com a ciência. Nada contém que fira a razão e esteja em contradição com os conhecimentos exatos. Mostranos a morada dos Bons, não num lugar fechado, ou numa dessas hipotéticas esferas com que a ignorância havia cercado o nosso globo, mas por toda parte onde haja bons Espíritos, no espaço para os que se acham errantes, nos mundos mais perfeitos para os que estão encarnados. Aí é, o Paraíso Terrestre, aí estão os Campos Elísios, cuja idéia primeira vem do conhecimento intuitivo que tinha sido dado ao homem desse estado de coisas, e que a ignorância e os preconceitos reduziram a proporções mesquinhas. Ela nos mostra os maus recebendo o castigo de suas faltas em sua própria imperfeição, nos seus sofrimentos morais, na presença inevitável de suas vítimas, castigos mais terríveis que as torturas físicas incompatíveis com a doutrina da imortalidade da alma. Ela no-los mostra expiando os seus erros pelas tribulações de novas existências corpóreas, realizadas em mundos imperfeitos e não num lugar de eternos suplícios, de onde para sempre foi banida a esperança. Aí é o Inferno. Quantos homens nos disseram: "Se nos tivessem ensinado isto desde a infância, jamais teríamos duvidado!”

Ensina-nos a experiência que os Espíritos não suficientemente desmaterializados ainda se acham sob o império das idéias e preconceitos da existência corpórea. Aqueles que, em suas comunicações, empregam uma linguagem conforme às idéias cujo erro material está demonstrado, provam por isso mesmo sua ignorância e sua inferioridade.

PENAS ETERNAS – Ensinam os Espíritos superiores que só o bem é eterno, porque é a essência de Deus; o mal terá um fim. Conseqüentemente, combatem a doutrina da eternidade das penas como contrária à idéia que Deus nos dá de sua justiça e de sua bondade. Mas a luz só se faz para os Espíritos à medida de sua elevação. Nas camadas inferiores suas idéias ainda são obscurecidas pela matéria. Para eles o futuro está coberto por um véu: só enxergam o presente. Encontram-se na posição de um homem que sobe uma montanha: no fundo do vale a bruma e as curvas da estrada limitam-lhe a visão; precisa chegar ao topo a fim de descobrir todo o horizonte, julgar o caminho feito e o que falta percorrer. Os Espíritos imperfeitos não percebem o termo de seus sofrimentos, julgam sofrer para sempre e este pensamento lhes é um castigo. Se, pois, certos Espíritos nos falam das penas eternas é porque, em conseqüência de sua mesma inferioridade, nelas acreditam.

PENATES – do lat. penitus, interior, que está dentro, formado de penus, lugar retirado, oculto. Deuses domésticos dos Antigos, assim chamados porque eram colocados num lugar retirado da casa. – LARES – do nome da ninfa Lara, porque os supunham filhos dessa ninfa, e de Mercúrio. Como os Penates, eram deuses ou gênios domésticos, com a diferença que os Penates eram, originariamente os manes dos antepassados, cujas imagens eram guardadas em lugar secreto e ao abrigo da profanação. Os Lares, gênios benfazejos, protetores das famílias e das casas, eram considerados hereditários, porque, uma vez unidos a uma família, continuavam a proteger os seus descendentes. Não só cada indivíduo, como família e cada casa tinha os seus lares particulares, mas os havia, também, para as cidades, as aldeias, as ruas, os edifícios públicos, etc., os quais eram colocados sob a invocação de tais ou quais lares, como, entre os cristãos, o são sob este ou aquele patrono.

Os lares e os penates, cujo culto pode dizer-se que era universal, posto que sob nomes diferentes, não eram senão os Espíritos familiares cuja existência hoje nos é revelada. Mas os Antigos os transformavam em deuses, aos quais a superstição elevava altares, ao passo que nós os consideramos apenas como Espíritos que animaram corpos de homens como nós, por vezes nossos parentes e amigos e que se ligam a nós por simpatia. (Vide Politeísmo).

PERISPÍRITO – de peri, em redor e spiritus, espírito. Envoltório semimaterial do Espírito, depois de sua separação do corpo. O Espírito o adquire no mundo em que se acha e muda-o ao passar a um outro mundo. É mais ou menos sutil ou grosseiro, conforme a natureza de cada globo. O perispírito pode tomar todas as formas, à vontade do Espírito. De ordinário afeta a imagem que tinha em sua última existência corpórea.

Posto que de natureza etérea, a substância do perispírito é susceptível de certas modificações que a tornam perceptível aos nossos olhos. É o que se dá nas aparições. Pode até, por sua união com o fluido de certas pessoas, tornar-se temporariamente tangível, isto é, oferecer ao tacto a resistência de um corpo sólido, como se tem visto nas aparições estereotitas ou palpáveis.

A natureza íntima do perispírito é ainda desconhecida. Poderia, porém, supor-se que a matéria dos corpos é composta de uma parte sólida e grosseira e de uma parte sutil etérea; que somente a primeira sofra a decomposição produzida pela morte, ao passo que a segunda persista e acompanhe o Espírito. Assim, o Espírito teria um duplo envoltório; a morte apenas o despojaria do mais grosseiro; o segundo, que constitui o perispírito, conservaria a marca e a forma do primeiro, do qual é uma espécie de sombra. Mas sua natureza essencialmente vaporosa permitiria que o Espírito lhe modificasse a forma à vontade, e a tornasse visível ou invisível, palpável ou impalpável.

O perispírito é para o Espírito aquilo que o perisperma é para o germe do fruto. Despojada de seu invólucro lenhoso, a amêndoa encerra o germe no envoltório delicado do perisperma.

PÍTIA ou PITONISA – Sacerdotisa de ApoIo Pítio, em Delfos, assim chamado por causa da serpente Piton, que ApoIo matara. A Pitia dava o oráculo; como, porém, nem sempre eram inteligíveis, os sacerdotes se encarregavam de os interpretar, conforme as circunstâncias. (Vide Sibila).

PNEUMATOFONIA – do gr. pneuma, ar, sopro, vento, espírito e phoné, som ou voz. Comunicação verbal e direta dos Espíritos, sem o concurso dos órgãos da voz. Som ou voz que fazem ouvir no vago do ar e que parece soar aos nossos ouvidos. (Vide Psicofonia).

PNEUMATOGRAFIA – do gr. pneuma e grapho, eu escrevo. Escrita direta dos Espíritos, sem o concurso da mão do médium. (Vide Psicografia).

Observação – Não empregamos pneumatologia porque este vocábulo já possui uma acepção científica determinada e, em segundo lugar, porque a voz seria imprópria quando não se trata senão de sons vagos e inarticulados.

POLITEÍSMO – do gr. polus, vários e theos, Deus. Religião que admite vários deuses. Entre os povos antigos o vocábulo deus encerrava a idéia de poder. Para eles todo poder superior ou vulgar era um deus; os próprios homens que tinham feito grandes coisas para eles se tornavam deuses. Manifestando-se por efeitos que aos seus olhos pareciam sobrenaturais, os Espíritos eram tantas divindades, que impossível é não reconhecer nossos Espíritos de todos os graus, desde os batedores até os Espíritos superiores. Nos deuses de forma humana, que se transportam no espaço, mudam de forma e se tornam visíveis ou invisíveis à vontade, reconhecemos todas as propriedades do perispírito. Pelas paixões que lhes eram atribuídas reconhecemos os Espíritos ainda não desmaterializados. Nos manes, lares e penates reconhecemos os Espíritos familiares, os nossos gênios tutelares. O conhecimento das manifestações espíritas é, pois, a fonte do politeísmo. Mas, desde a mais alta antiguidade os homens esclarecidos tinham julgado seus pretensos deuses por seu justo valor e neles reconhecido criaturas de um Deus Supremo, soberano senhor do mundo. Confirmando a doutrina da unidade de Deus e esclarecendo os homens pela sublime moral evangélica, o Cristianismo marcou uma era nova na marcha progressiva da humanidade. Entretanto, como os Espíritos não têm cessado de manifestar-se, em lugar de deuses, os homens os têm chamado gênios e fadas.

POSSESSO – Conforme à idéia ligada a este vocábulo, possesso é aquele em quem se alojou o demônio. O demônio o possui, isto é, apoderou-se de seu corpo. (Vide Demônio). Tomando demônio não na sua acepção vulgar, mas no sentido de mau Espírito, Espírito impuro, Espírito malfeitor, Espírito imperfeito, tratar-se-ia de saber se um Espírito dessa natureza ou de qualquer outra pode estabelecer domicílio no corpo de um homem, conjuntamente com o que nele está encarnado, ou a este se substituindo. Poderse-ia perguntar em que se toma, neste último caso, a alma assim expulsa. A doutrina espírita diz que o Espírito unido ao corpo não pode ser separado definitivamente senão pela morte; que um outro Espírito não pode meter-se em seu lugar nem se unir ao corpo, simultaneamente com aquele. Mas, também, diz que um Espírito imperfeito pode ligar-se a um Espírito encarnado, dominá-la, dominar o seu pensamento e, caso ele não tenha força para lhe resistir, constrangê-la a fazer isto ou aquilo, a agir deste ou daquele modo; submetendo-o, por assim dizer, à sua influência. Assim, não há possessão, no sentido absoluto do vocábulo: há subjugação; não se trata de desalojar um mau Espírito, mas — para nos servirmos de uma comparação material — de o fazer largar a presa, o que sempre é possível quando se o quer seriamente. Mas há pessoas que se comprazem numa dependência que lisonjeia seus gostos e seus desejos.

A superstição vulgar atribui à possessão do demônio certas doenças que não têm outra causa senão uma alteração dos órgãos. Tal crença era muito espalhada entre os judeus. Para eles curar essas doenças era expulsar os demônios. Seja qual for a causa da doença, desde que se dê a cura isto nada tira do poder daquele que a opera. Jesus e seus discípulos podiam, pois, expulsar os demônios, para se servirem da linguagem comum. Se tivessem falado de outro modo não teriam sido compreendidos e talvez nem mesmo acreditados. Uma coisa pode ser verdadeira ou falsa, conforme o sentido ligado às palavras. As maiores verdades podem parecer absurdas quando não se considera senão a forma.

PRECE – A prece é uma invocação e, em certos casos uma evocação, pela qual chamamos este ou aquele Espírito. Quando dirigida a Deus, ele nos envia seus mensageiros, os Bons Espíritos. A prece não pode alterar os desígnios da Providência; mas por ela os Bons Espíritos podem vir em nosso auxílio, seja para nos dar a força moral que nos falta, seja para nos sugerir os pensamentos necessários. Daí vem o alívio que se experimenta quando se ora com fervor. Daí vem, também, o alívio que experimentam os Espíritos sofredores, quando se ora por eles. Eles mesmos pedem essas preces sob a forma que lhes é mais familiar e que está mais em relação com as idéias que conservaram de sua existência corpórea. Diz-nos, porém, a razão, aliás de acordo com os Espíritos, que a prece dos lábios é uma fórmula vã, quando nela não participa o coração.

PROVAS – Vicissitudes da vida corporal, pelas quais os Espíritos se depuram, conforme a maneira por que as suportam. De acordo com a doutrina espírita, desprendendose do corpo e reconhecendo sua imperfeição, o Espírito escolhe por si mesmo, num ato de seu livre-arbítrio, o gênero de provas que julga mais apropriadas ao seu adiantamento, e que sofrerá em nova existência. Se escolher uma prova acima de suas forças, sucumbirá e seu progresso será retardado.

PSlCOFONIA – do gr. psuké, alma e phone, som ou voz. Transmissão do pensamento dos Espíritos pela voz do médium falante.

PSICOGRAFIA – do gr. psuké, borboleta, alma e grapho, eu escrevo. Transmissão do pensamento dos Espíritos por meio da escrita pela mão de um médium. No médium escrevente a mão é o instrumento, mas a sua alma ou Espírito nele encarnado é o intermediário ou intérprete do Espírito estranho que se comunica. Na pneumatografia é o próprio Espírito estranho quem escreve sem intermediário. (Vide Pneumatografia).

Psicografia imediata ou direta, é quando o próprio médium escreve, tomando do lápis como para escrever normalmente.

Psicografia mediata ou indireta, é quando o lápis é adaptado a um objeto qualquer, que serve, de certo modo, como um apêndice da mão, tal como uma cesta, uma prancheta, etc.

PSICOLOGIA – Dissertação sobre a alma. Ciência que trata da natureza da alma. Este vocábulo seria para o médium falante aquilo que a psicografia é para o médium escrevente, isto é, a transmissão do pensamento dos Espíritos pela voz de um médium. Como, porém, já possui uma acepção consagrada e bem definida, convém não lhe dar outra. (Vide Psicofonia).

PUREZA ABSOLUTA – Estado dos Espíritos da primeira ordem, ou puros Espíritos. Os que percorreram todos os graus da escala e que não devem mais passar pela reencarnação.

PURGATÓRIO – do lat. purgatorium, o fato de purgar, de purus, puro, derivado do grego pyr, pyros, fogo, antigo emblema da purificação. Segundo a Igreja Católica, lugar de expiação temporária para as almas que ainda têm que purificar-se de quaisquer manchas. A Igreja não define de modo preciso onde se acha o Purgatório; coloca-o em toda parte no espaço, talvez ao nosso lado. Também não explora claramente a natureza das penas que aí sofrem; são sofrimentos mais morais que físicos; contudo há fogo, posto a alta teologia reconheça que esse vocábulo deva ser tomado em sentido figurado e como emblema da purificação. O ensino dos Espíritos é muito mais explícito a respeito. É certo que eles repelem o dogma da eternidade das penas. (Vide Inferno, Penas Eternas), mas admitem uma expiação temporária, mais ou menos longa, que, salvo o nome, não é outra coisa senão o Purgatório. Essa expiação se dá por meio de sofrimentos morais da alma no estado errante; os Espíritos errantes se acham por toda parte: no espaço, ao nosso lado, como diz a Igreja. Esta admite que no Purgatório haja certas penas físicas. A doutrina espírita diz que o Espírito se depura, se purga de suas impurezas nas existências corpóreas; os sofrimentos e as tribulações da vida são expiações e provas pelas quais se eleva. Disso resulta que aqui na Terra estamos em pleno Purgatório. Aquilo que a doutrina católica deixa no vago, os Espíritos precisam fazer ver e, por assim dizer, tocar com o dedo. Podem, pois, os Espíritos sofredores dizer que se acham no Purgatório, servindo-se de nossa linguagem. Se, em razão de sua inferioridade moral, não lhes é dado ver o termo de seus sofrimentos, dirão que se acham no Inferno. (Vide Inferno).

Admite a Igreja a eficácia das preces pelas almas do purgatório; dizem-nos os Espíritos que pela prece chamamos os bons Espíritos e que então dão aos fracos a força moral que lhes falta para suportar as provas. Os Espíritos sofredores podem, pois, pedir preces, sem que haja nisto, contradição com a doutrina espírita. Ora, de acordo com o que sabemos dos vários graus dos Espíritos, compreendemos que eles possam pedi-las segundo a forma que lhes era familiar quando em vida. (Vide Prece).

A Igreja admite apenas uma existência corpórea, depois da qual a sorte do homem estará irrevogavelmente selada para a eternidade. Dizem-nos os Espíritos que uma única existência, por vezes abreviada pelos acidentes, não passa de um ponto na eternidade, não basta à alma para se purificar e que, em sua justiça, Deus não condena sem remissão aquele de quem não dependeu ser suficientemente esclarecido sobre o bem a fim de o praticar. Sua doutrina deixa à alma a faculdade de realizar numa série de existências aquilo que não pode fazer numa única. Nisto se acha a principal diferença. Mas se perscrutássemos cuidadosamente todos os princípios dogmáticos e se puséssemos de lado aquilo que deve ser tomado em sentido figurado, sem dúvida desapareceriam muitas das contradições aparentes.

REENCARNAÇÃO – Volta do Espírito à vida corporal.

A reencarnação pode dar-se imediatamente após a morte ou depois de um lapso de tempo mais ou menos longo, durante o qual o Espírito fica errante. Pode dar-se na Terra ou em outras esferas, mas sempre num corpo humano e jamais no de um animal. A reencarnação é progressiva ou estacionária: jamais é retrógrada. Nas novas existências corporais pode o Espírito decair como posição social, mas não como Espírito; por outras palavras, de senhor pode tornar-se servo, de príncipe, artesão, de rico, miserável, contudo progredindo em sabedoria e moralidade. Assim, o celerado pode tornar-se homem de bem, mas o homem de bem não se tornará um celerado.

Os Espíritos imperfeitos, que ainda se acham sob a influência da matéria, nem sempre têm sobre a reencarnação idéias completas: a maneira por que a explicam se ressente de sua ignorância e dos preconceitos terrenos, mais ou menos como seria o caso de um camponês a quem se perguntasse se é a Terra ou o Sol que gira. Têm de suas existências anteriores apenas uma lembrança confusa e o futuro lhes é uma coisa vaga. (Sabe-se que a lembrança do passado se elucida à medida que o Espírito se depura). Alguns falam ainda das esferas concêntricas que envolvem a Terra e nas quais o Espírito se eleva gradualmente até atingir o sétimo céu, que é para eles o apogeu da perfeição. Entretanto mesmo em meio a essa diversidade de expressões e da bizarria das imagens, uma observação atenta facilmente permite se reconheça um pensamento dominante: o das provas sucessivas que o Espírito deve sofrer, e os diversos degraus que deve percorrer a fim de chegar à perfeição e à suprema felicidade. Muitas vezes as coisas só nos parecem contraditórias porque lhes não examinamos o sentido íntimo.

SATÃ – do hebreu chaitan, adversário, inimigo de Deus. O chefe dos demônios. O vocábulo é sinônimo de diabo, com a diferença que este último, mais que o primeiro, é usado na linguagem familiar. Em segundo lugar, conforme a idéia a ele ligada, Satã é um ser único: o gênio do mal, o rival de Deus. Diabo é um termo mais genérico, aplicado a todos os demônios. Existe apenas um Satã, mas vários diabos. Conforme a doutrina espírita, Satã não é um ser distinto, porque Deus não tem rival que possa lutar com ele de poder para poder: é a personificação do mal e de todos os maus Espíritos. (Vide Diabo, Demônio).

SEMATOLOGIA – do gr. sema, senmalo, sinal e de logos, discurso. Transmissão do pensamento dos Espíritos por meio de sinais, tais como os golpes vibrados, o movimento dos objetos, etc. (Vide Tiptologia).

SERAFIM – (Vide Anjos).

SIBILAS – do gr. eólio sios usado em vez de theos, Deus e leouli, conselho; conselho divino. Profetisas que davam o oráculo e que os Antigos acreditavam inspiradas pela divindade. Pondo de lado o charlatanismo e o prestígio de que as cercavam aqueles que as exploravam, reconhece-se nas sibilas e nas pitonisas todas as faculdades dos sonâmbulos, dos extáticos e de certos médiuns.

SlLFIDES, SILFOS – Segundo a mitologia da Idade Média; os silfos eram gênios do ar, como os gnomos o eram da terra e as ondinas das águas. Eram representados sob a forma humana semivaporosa, com traços graciosos: as asas transparentes eram o emblema da rapidez com que percorriam os espaços; era-lhes atribuído o poder de se tornarem visíveis ou invisíveis, à sua vontade; seu caráter era brando e benevolente. "Nem fazeis uma idéia da multidão de silfos leves que tendes as vossas ordens. Continuamente ocupados em captar os vossos pensamentos, apenas pronunciais uma palavra eles a apanham e vão repeti-Ia em vosso redor. Sua leveza é tão grande que percorrem mil passos por segundo. São os silfos de Paracelso e de Gabalis”. (A. Martin) *.
A crença nos silfos evidentemente se originou nas manifestações espíritas. São Espíritos de ordem inferior, levianos mas benévolos.


______________________
* Paracelso. Trata-se de Philippus-Aureolus-Theofrastus Bombast von Hohenheim, cognominado Paracelso, criador da medicina hermética, nascido perto de Zurich, em 1493 e morto em Salzburg em 1541. Foi professor na Universidade de Bâle, de cuja cátedra atacou as idéias de Galiano, de Avicena e de Rhazes. Foi alquimista, criou a doutrina dos específicos e da terapêutica química. Deixou a cátedra para correr o mundo, pregando suas teorias.

Não encontro referências o Gabalis que me parece ter sido um alquimista.

Também não encontro nenhuma referência que me leve o identificar esse escritor A. Martin, quer pela direção dos escritos dos vários Martin, cujo prenome tem a inicial A, quer pela época em que viveram. N. do T.


SONAMBULISMO – do lat. somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Estado de emancipação da alma mais completo do que no sonho. (Vide Sonho). O sonho é um sonambulismo imperfeito. No sonambulismo a lucidez da alma, isto é, a sua faculdade de ver, que é um dos atributos de sua natureza, é mais desenvolvida: ela vê as coisas com mais precisão e clareza; o corpo pode agir sob o impulso da vontade da alma.

O esquecimento absoluto no momento de despertar é um dos sinais característicos do verdadeiro sonambulismo, porque a independência da alma e do corpo é mais completa do que no sonho.

Sonambulismo magnético ou artificial é aquele que é provocado pela ação que uma pessoa exerce sobre outra, por meio do fluido magnético que derrama sobre esta.

Sonambulismo natural, o que é espontâneo e se produz sem provocação e sem a influência de um agente exterior.

SONHO – Efeito da emancipação da alma durante o sono. Quando os sentidos estão entorpecidos, os laços que unem alma e corpo se afrouxam; tornando-se mais livre, a alma recobra parcialmente as suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com os seres do mundo incorpóreo. A lembrança que conserva, ao despertar, daquilo que viu em outros lugares e em outros mundos ou em existências passadas constitui o sonho propriamente dito. Sendo apenas parcial, quase sempre incompleta e misturada às lembranças da véspera, a conseqüência é que, no encadeamento dos fatos há soluções de continuidade que rompem a ligação e produzem esses conjuntos bizarros, que parecem sem sentido, mais ou menos como uma história na qual, aqui e ali truncassem linhas e frases.

SONILOQUIA – do lat. somnus, o sono e loqui, falar. Estado de emancipação da alma, intermediário entre o sonho e o sonambulismo natural. Os que falam dormindo são soníloquos.

SONO MAGNÉTICO – O fluido magnético age sobre o sistema nervoso e produz em certas pessoas um efeito comparável ao sono natural, mas do qual difere essencialmente sob vários aspectos. A principal diferença está em que, nesse estado, o pensamento fica inteiramente livre, o indivíduo tem uma perfeita consciência de si mesmo e o corpo pode agir como no estado normal, de vez que a causa fisiológica do sono magnético não é a mesma do sono natural. Mas o sono natural é um estado transitório que precede sempre o sono magnético: a passagem de um a outro é um verdadeiro despertar da alma. Eis por que aqueles que pela primeira vez são levados ao sonambulismo magnético, quando se lhes pergunta se dormem respondem negativamente. E, com efeito, desde que vêem e pensam livremente, para eles isto não é dormir, no sentido comum do vocábulo.

SONO NATURAL – Suspensão momentânea da vida de relação. Entorpecimento dos sentidos durante o qual se interrompem as relações da alma com o mundo exterior por meio dos órgãos.

SUPERSTIÇÃO – Por mais absurda que seja uma idéia supersticiosa, quase sempre repousa sobre um fato real, mas desnaturado pela ignorância, exagerada ou falsamente interpretada. Seria erro supor que vulgarizar o conhecimento das manifestações espíritas seria propagar superstições. De duas uma: ou os fenômenos são uma quimera, ou são reais. No primeiro caso haveria razão para as combater; mas se eles existem, como o demonstra a experiência, nada os impede de se repetirem. Como seria pueril atacar fatos positivos, o que deve ser combatido não são os fatos, mas a falsa interpretação que lhes pode dar a ignorância. Sem dúvida nos séculos passados foram eles a fonte de uma porção de superstições, como todos os fenômenos naturais cuja causa era desconhecida. Pouco a pouco o progresso das ciências positivas faz que umas desapareçam, enquanto que, melhor conhecida, a ciência espírita fará desaparecer as outras.

Apóiam-se os adversários do espiritismo no perigo que tais fenômenos apresentam para a razão. Todas as causas que podem excitar as imaginações fracas podem produzir a loucura. O que, antes de mais nada, é preciso é curar o mal do medo. Ora, o meio de o conseguir não é exagerar o perigo, fazendo crer que todas as manifestações sejam obra do diabo. Os que propagam essa crença visando desacreditar a doutrina, fogem completamente ao seu objetivo, primeiro porque assinar uma causa qualquer aos fenômenos espíritas é reconhecer a sua existência; em segundo lugar porque, querendo persuadir que o diabo seja o seu único agente, afetam perigosamente a moral de certos indivíduos. Como não podem impedir que se produzam manifestações mesmo entre aqueles que as não desejam, eles não verão em seu redor e por toda parte senão diabos e demônios, até nos mais simples efeitos, que tomam por manifestações. Nisto há muito coisa para perturbar o cérebro. Dar prestígio a esse medo é propagar o mal do medo, em vez de o curar. Nisto está o verdadeiro perigo; pois aí está a superstição.

TAUMATURGO – do gr. thauma, thaumatos, maravilha e ergon, obra. Fazedor de milagres: são George Taumaturgo. Por vezes se diz por ironia, com ou sem razão, daqueles que se gabam do poder de produzir fenômenos fora das leis da natureza. É nesse sentido que certas pessoas qualificam Swedenborg de taumaturgo.

TELEGRAFIA HUMANA – Comunicação à distância entre duas pessoas vivas, que se evocam reciprocamente. Essa evocação provoca a emancipação da alma ou Espírito encamado, que vem manifestar-se e pode comunicar o seu pensamento pela escrita ou por qualquer outro meio. Dizem-nos os Espíritos que a telegrafia humana será um dia um meio usual de comunicação, quando os homens forem mais moralizados, menos egoístas e menos ligados às coisas materiais. Enquanto esperam, ela será apenas um privilégio das almas de escol.

TIPTOLOGIA – do gr. typto, golpe e logos, discurso. Comunicação inteligente dos Espíritos por meio de golpes vibrados.

Tiptologia alfabética, quando os golpes designam as letras do alfabeto, cuja reunião forma palavras e frases. Pode ser produzida pelos dois meios adiante citados.

A tiptologia é um meio de comunicação muito imperfeito, à vista da lentidão que não permite desenvolvimentos tão extensos quanto os obtidos pela psicografia ou pela psicofonia. (Vide estes vocábulos).

Tiptologia íntima ou passiva, quando os golpes são ouvidos na substância própria de um objeto imóvel.
Tiplologia pelo movimento, quando os golpes são vibrados por um objeto qualquer que se move, como, por exemplo, uma mesa que bate com o pé, por um movimento de básculo.

TODO (O) universal, o grande todo. Conforme a opinião de certos filósofos, há uma alma universal, da qual cada um possui uma parcela; pela morte, todas as almas particulares voltam à fonte geral, sem conservar sua individualidade, como as gotas de chuva se fundem nas águas do Oceano. Essa fonte comum é para eles o grande todo, o todo universal. Tal doutrina, sem a individualidade após a morte, seria tão desanimadora quanto o materialismo, porque seria absolutamente como se se não existisse. O Espiritismo é a prova patente do contrário. Mas a idéia do grande todo não implica necessariamente a da fusão dos seres num só. Um soldado que volta ao seu regimento entra num todo coletivo e nem por isso perde a sua individualidade. Dá-se o mesmo com as almas que entram no mundo dos Espíritos, que para elas é também um todo coletivo: o todo universal. É nesse sentido que deve ser entendida a expressão na linguagem de certos Espíritos.

TRANSMIGRAÇÃO – (Vide Reencarnação, Metempsicose).

TRASGOS – Espíritos brincalhões, mais traquinas que maus, pertencem à classe dos Espíritos levianos. Podem compreender-se sob essa denominação certos Espíritos levianos, antes levados e traquinas do que maus; gostam de causar pequenos vexames e contrariedades. São ignorantes, mentirosos e zombeteiros; são os meninos terríveis do mundo espírita. Sua linguagem é por vezes espirituosa, mordente e satírica, raramente grosseira. Gostam de facécias e simpatizam com as pessoas de caráter leviano. Seria uma perda de tempo e expor-se aos ridículos equívocos dirigir-lhes perguntas sérias *.

____________
* Sob o verbete TRASGO reunimos dois verbetes do original: farfadet e lutin.
Do primeiro, diz o original: "do lat. fadus, fada, fada". Dá a primeira definição que aparece no texto e acrescenta: "Vide Lutin".
De lutin diz: "do velho vocábulo luicter, lutar, conforme uns, de onde foram feitos, sucessivamente, luicton, luiton, luits e, finalmente, lutin. Segundo outros luicton teria sido usado em vez de nuicton, derivado de nuict, a noite, porque os lutins, segundo o crença vulgar, aparecem principalmente à noite, para atormentar os vivos.

Está certo Allan Kardec. Os melhores dicionários antigos do língua francesa são concordes com a sua explicação da etimologia dos dois vocábulos. Apenas ele foi pouco explícito quanto à do primeiro (farfadet), que é derivado do provençal moderno farfadet, alteração de fadet, este derivado de fata, fada.

Em português não se tem uma diferenciação no emprego dos vocábulos duende, trasgo, espectro, etc. Os escritores os empregam indistintamente. Em Alexandre Herculano lê-se: "As histórias de duendes, espectros e almas penadas, e possessos, e diabretes constituíam na Idade Média um sistema de doutrinas, cuja solidez se estribava em fatos repetidos". (Dicionário de Laudelino Freire). A Federação Espírita Brasileira preferiu, no caso dos lutins e dos farfadets a tradução por nós acima adotada, por ser específica. Vê-se em Kardec que as duas vozes são sinônimos quase perfeitos. N. do T.



VIDENTE – Pessoa dotada da segunda vista. Alguns designam por esse nome os sonâmbulos magnéticos, para melhor caracterizar a sua lucidez. Nesta última acepção o vocábulo não exprimem mais do que invisível, aplicado aos Espíritos: tem o inconveniente de não ser especial para o estado sonambúlico. Quando se tem um termo para exprimir uma idéia é supérfluo criar outro. É necessário sobretudo evitar desviar os vocábulos da acepção consagrada.

VISÃO – (Vide Aparição).

VISIONÁRIO – Aquele que erradamente crê ter visões ou revelações. Em sentido figurado aquele que tem idéias malucas ou quiméricas (Academia). O vocábulo conviria perfeitamente para designar as pessoas dotadas de segunda vista e que têm visões reais, se não fosse consagrado em sentido pejorativo. Entretanto a necessidade de um nome especial para designar tais criaturas é evidente. (Vide Vidente).

VISTA (SEGUNDA) – Efeito da emancipação da alma, que se manifesta em estado de vigília. Faculdade de ver as coisas ausentes como se estivessem presentes. Os que são dotados dessa faculdade não vêem pelos olhos, mas pela alma, que parece a imagem dos objetos em qualquer parte para onde se transporte e como que por uma espécie de miragem. Essa faculdade não é permanente: certas pessoas a possuem, mau grado seu; ela lhes parece um efeito natural e produz aquilo a que se chama visões.

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.