Catálogo racional de obras para se fundar uma biblioteca espírita

Allan Kardec

Voltar ao Menu
Filosofia e Historia


ALMA (A), demonstração de sua realidade deduzidas dos efeitos do clorofórmio da anestesia, por RAMON DE LA SAGRA, correspondente do Instituto 1868. – 1 vol. In-12,2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. C Paris, Germer Ballière.

Rascando-se em ciência pura e experimental, o autor procura demonstrar, nos fenômenos da anestesia que a alma se revela independente da ação orgânica e que os incrédulos a encontrarão quando se derem ao trabalho de observar. (Revista Espírita, julho de 1868, pág. 219).


ALMA (A), sua existência, suas manifestações por DYONIS, - 1 vol. In-12,3 fr. 50 x. Paris, Didier e Cia.

Refutação completa do materialismo em geral e em particular, das doutrinas de Büchner, de Malcsoth e da moral independente por meio de considerações de ordem mora, de ordem física e de filosofia racional. Essa obra é uma daquelas que os espíritas lerão com proveito, não para se convencerem, mas para nelas haurirem novos argumentos à discussão. O autor é dos que aditem o progresso indefinido da alma através da Animalidade, da Humanidade e além da Humanidade. (Revista Espírita, abril de 1869.)


ALMA (CONFERÊNCIA SOBRE A), por CHASERAY. – 1868 – Brochura in-12, 1 fr. 50 c.; pelo correio, 1 fr. 90 c. Paris, Germer-Baillière. Teoria fundada sobre a reencarnação, o perispírito, o progresso indefinido. (Revista Espírita, setembro de 1868, pág. 279.)

ALMA E A VIDA (A), por SAISSET. – 1 vol. in-1, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Germer-Baillière.
Refutação Das Doutrinas Materialistas

AMIZADE APÓS A MORTE (A), contendo cartas dos mortos aos vivos, pela senhora ROWE. Traduzido da 5ª edição em inglês e publicado em Amsterdã em 1753.

Obra muito rara hoje, contendo comunicações de pessoas falecidas, em tudo conforme à Doutrina Espírita. Dir-se-ia que foram escritas pelos nossos médiuns de hoje. É de notar que esta obra precedeu Swedenborg, em cerca de trinta anos e que está, mais que este último, de acordo com as ideias atuais. (Revista Espírita, novembro de 1868, pág. 327.)

ANO 2440 (O), Será mesmo que sonhei?, por MERCIER, autor do Painel de Paris – Londres, 1785. – 1ª edição. 1 vol. in-12; 2ª edição, 2 volumes. Obra muito rara.

O autor supõe que adormeceu e sonha que acordou em 2440, setecentos anos após o seu nascimento, e traça então o quadro físico e moral de Paris nessa época. Se a obra contém ideias utópicas, encerra também visões filosóficas bastante racionais, para a realização das quais o Espiritismo pode muito contribuir. O notável é que algumas de suas previsões, sobretudo no que concerne à Paris física já são fato consumado, e outras, do ponto de vista moral, são de tal modo desejadas que não se pode duvidar de que se cumprirão um dia. Entre as ideias que já se cumpriram, podemos citar o alargamento das ruas de Paris, as grandes vias de comunicação, a junção do Louvre e das Tulherias, a instituição dos agentes de polícia. Talvez a leitura dessa obra tenha inspirado tudo isso.


APOLÔNIO DE TIANA, por PHILOSTRATO, traduzido do grego por Chassang – 1 Vol. In- 12,3 fr. 50. Paris, Didier & Cia.

Apolônio de Tiana, filósofo contemporâneo de Jesus, era evidentemente dotado de certas faculdades psíquicas e mediúnicas, com o auxílio das quais operava efeitos que eram então considerados milagres, mas que a imaginação amplificou até delas fazer lendas. Entre outras coisas, atribuíram-lhe o dom de curar, a presciência, a visão a distância, o poder de ler pensamentos, de expulsar demônios, de se transportar instantaneamente de um lugar a outro, etc. ele era muito instruído de maneiras austeras e ensinava a sabedoria.
Tinha numerosos discípulos e não deixou nenhum escrito. (Revista Espírita, outubro de 1862, pág. 298.)

ARCANOS. REVEADOS DA VIDA FUTURA, por R. P. BLOT. - 1863 - in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 15 c. Paris, poussielgne - Russand.

Para justificar o título de seu livro, o autor cita grande número de passagens de escritores sacros, de aparições e de manifestações espontâneas, que provam a reunião, após a morte, daqueles que se amaram, as relações que existem entre mortos e vivos, os auxílios que eles se prestam mutuamente pela prece e pela inspiração. Em parte alguma ele fala de separação eterna, dos diabos e do inferno; mostra, ao contrário, as almas mais sofredoras libertas pelo arrependimento, pela oração e pela misericórdia de Deus. (Revista Espírita, fevereiro de 1864, pág. 61.)

BÍBLIA NA ÍNDIA (A), Vida de Iezeus Krishna, por Louis JACOLLIOT. - 1869. - 1 vol. in-8, 6 fr. 50 c. Paris. Livraria Internacional.

O autor viveu por muito tempo na Índia, tendo feito um estudo aprofundado da língua sânscrita e dos livros sagrados do Bramanismo. Ele demonstra que a civilização hindu precedeu todas as civilizações conhecidas e que é muito anterior aos tempos bíblicos; que as antigas crenças, a legislação civil e religiosa, os costumes daquela região, tendo sido importados notadamente pelo Egito, Grécia, Pérsia e por diferentes partes da Ásia e da Europa, em toda parte deixaram seus traços; que o sânscrito é a língua-mãe do hebraico, do árabe, do grego e do latim; que a legislação mosaica é calcada nas leis de Manu, nas quais Moisés fora iniciado entre os sacerdotes egípcios. Sobre esse último ponto, a concordância quase sempre literal dos textos não podem deixar dúvidas. Sem adotar de maneira absoluta todas as conclusões do autor, seu livro é rico em documentos preciosos, pois lançam nova luz sobre a questão tão controversa das origens. Para fazer uma apreciação mais justa de certas coisas, faltou-lhe o conhecimento das leis que regem as relações do princípio espiritual e da matéria, e os fenômenos de ordem psíquica.

BUDA E SUA RELIGIÃO por BARTHÉLÉMY SAINT- HILAIRE – 1 vol. In-12,3 fr. 50 c. Paris,Didier & cia.

CALVINISTAS DAS CEVENAS (HISTÓRIA DOS) - 1 vol. In-12,3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 h Paris Décembre-Alonnier.

A guerra contra os calvinistas das Cevenas que senta inumeráveis fatos de segunda vista que tinha sido falsamente apreciados. O autor devolve ao fenômeno o seu verdadeiro caráter, explicando-os.

Dos novos conhecimentos fornecidos pelo magnetismo e pelo Espiritismo. Seu livro é enriquecido por documentos autênticos, ainda não publicados na França em razão do preconceito. (Revista Espírita, fevereiro de 1869, pág. 56.)

CHANNING, SUA VIDA E SUAS OBRAS, por CH. DE RÉMUSAT – 1 vol. in-12,3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Channing, pastor protestante da seita dos unitaristas nos Estados Unidos, morto em 1860. Homem de bem, superior em todos os aspectos. Sua filosofia moral é a do mais puro Espiritismo.

* Cristianismo Liberal. – 1 vol. In-18,3 fr. 50 c. Paris, Charpentier.
* Da Escravatura. – 1 vol. 18,3 fr. 50 c. id.

CONSCIÊNCIA E FÉ (A), por COQUEREL FILHO, pastor protestante. – 1 vol. In-12,2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris. Germer-Baillière.

Notável concordância entre a maior parte dos pensamentos e das visões progressistas do autor com a filosofia Espírita.

CURIOSIDADES TEOLÓGICAS, por um bibliófilo, 1864 – 1 grosso volume in-18,3 fr. Paris, Delahaye (Esgotado).

Pesquisa sobre as crenças e as práticas abusivas, supersticiosas e excêntricas dos diferentes cultos.

MEU FANTÁSTICO. DESCHAMPS (Émile). Publicado em 1851 no Mousquetaire, em abril do mesmo ano, no estafette; em 1855, num volume intitulado; contos fisiológicos, realidades fantásticas. (Esgotado.)

Curiosos relatos de fatos espontâneos de manifestações, de pressentimentos, de transmissão de pensamentos, etc. (Revista Espírita, outubro de 1864, pág. 300.)

DESTINO DO HOMEM NOS DOIS MUNDOS, por HYP. RENAUD. – 1 VOL. in-12, 2 fr., pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Livraria das Ciências sociais.

DESTINOS DA ALMA (OS), com considerações proféticas para conhecer o tempo presente e os sinais da aproximação dos últimos dias, por A. D´ORIENT. – 1 grosso volume in-8, 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr. Paris, Didier & Cia.

A primeira edição dessa obra apareceu em 1848, a nova, mais completa, é de 1863. O autor trata a questão sob o ponto de vista católico; procura dar aos dogmas uma interpretação racional com a ajuda da pré-existência do corpo fluídico, do progresso indefinido, da nãoeternidade das penas, etc. Seu livro foi posto em Índex. Nessa nova edição faz apelo a um clero mais bem informado e ao futuro Concílio, no interesse do Catolicismo. Ao emitir certas ideias, o autor se antecipa ao Espiritismo, embora dele se afaste em outros pontos.

DICIONÁRIO DOS DICIONÁRIOS (PEQUENO), compilação de Napoléon Landais, contendo no suplemento, a definição dos termos especiais do vocabulário espírita. – 1 vol. in-32, de 600 páginas, 1 fr. 50 c.; pelo correio. 2 fr. Paris, Didier.

DICIONÁRIO UNIVERSAL ENCICLOPÉDICO, ilustrado, por MAURICE LACHÂTRE. – 2 vol. grande in-4 de 1600 páginas, 18 fr. Mais o frete. Paris, 38, boulevard Sébastopol.

Aí encontramos a definição racional dos termos do vocabulário espírita e vários artigos apologéticos do Espiritismo, notadamente nas palavras: Alma, Allan Kardec, etc. (Revista Espírita, janeiro de 1866, pág. 29.)

DEUS DESCONHECIDO (O), por ANATOLE LE PELLETIER. – 1867. – 1 vol. in-8, 4 fr.; pelo correio, 4 fr. 50 c. Paris, Lelogeais.

Segundo o autor, o Deus desconhecido é um Espírito Santo, cujas atribuições são definidas de acordo com os dogmas da Igreja, aos quais ele está sinceramente ligado. Não ignora o Espiritismo, embora não lhe faça nenhuma menção, pois dele toma o perispírito, que designa nominalmente como sendo parte constituinte de todo ser vivo, invólucro fluídico da alma e lhe atribui seu verdadeiro papel na vida corporal e na vida espiritual.

DISCERNIMENTO DOS ESPÍRITOS (TRATADO DO), pelo cardeal BONA. – 1676 – Traduzido do italiano em 1840. 1 vol. In-12,1 fr. 80 c.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Castermann.

O objetivo desta obra é indicar os meios de distinguir os bons dos maus Espíritos. O autor encara a questão sob um ponto de vista que, em mais de um aspecto, é conforme aos princípios da Doutrina Espírita.

NOVOS DOGMAS, poema, por EUG. NUS. – 1 vol. in. -12, 3 fr. Paris, Dentu. (Esgotado).

DOGMAS CRISTÃOS (HISTÓRIA DOS), por HAAG. – 2 vol. grande in.8, 15 fr.;pelo correio, 16 fr. Paris, Cherbuliez.

DÚVIDA (A), por RAPHAEL - 1866. – 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 40c Paris, Marpon.

É a história de um pároco do interior, contada por ele mesmo. Homem de bem, mas que a reflexão e a observação o conduzem a uma dúvida desesperadora. Um velho padre dos arredores, que passara pela mesma situação, expõe uma doutrina que, segundo diz, lhe fora legada por um sacerdote morto em 1798 e que devolve à sua alma a esperança e a paz de consciência, dando-lhe fé racional e inabalável no futuro, na bondade e na justiça de Deus. Essa doutrina não é outra senão a filosofia espírita, cujo nome não pode ser pronunciado, pois se presume que a precedeu de um século, mas que foi haurida, evidentemente, nas ideias especializadas, encontrando-se nela perfeita identidade de princípios e de citações textuais.

DYONIS (Vida Alma.)

ESCRÍNIO LITERÁRIO E FILOSÓFICO, pela senhora viscondessa de VIVENS. – 1 vol. in.-12,

3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Thorin.

Coletânea de pensamentos extraídos de diversos autores antigos e modernos, em cujo número figura o autor de O Livro dos Espíritos.

INFERNO (O), por AUG. CALLET. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 25 c. Paris, Michel Lévy.

Crítica histórica e racional das doutrinas do inferno cristão. Alguns trechos foram publicados em O Céu e o Inferno, de Allan Kardec.

ENSAIO DE FILOSOFIA RELIGIOSA, por SAISSET. – 2 vol. in-18, 7 fr. Paris, Charpentier.

ENSAIO SOBRE A IDENTIDADE dos agentes que produzem o som, o calor, a luz, a eletricidade, etc., por H. LOVE, 1861. – 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 75 c. Paris, Lacroix.

O autor demonstra cientificamente: a existência de Deus, a identidade dos fluidos, a necessidade de diversas existências ou reencarnações. O Homem, diz, é uma força material, inteligente, livre, sensível, preexistente, eternamente perfectível. Essa obra, de elevado teor científico e filosófico, será lida com proveito por todos os homens sérios.

DA EXISTÊNCIA E DOS ATRIBUTOS DE DEUS. FÉNELON. - 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 30 c.

* Telêmaco. - 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. (Ver, em Telêmaco, a descrição do Elísio e do Tártaro pagão.)


FIM DO MUNDO EM 1911. – Brochura in-12, 1 fr. Lyon, Josserand.

Curiosa descrição do reinado do anticristo, que deve marcar o fim dos tempos (Revista Espírita, abril de 1868, pág. 107.)

TEORIA DOS QUATRO MOVIMENTOS. FOURIER (Charles). – 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.

A Harmonia Universal e o Falanstério – 2 Vol. in-18, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c.
Teoria da Unidade Universal. – 4 vol. in-18, 18 fr.; pelo correio. 20 fr. Paris, Livraria das Ciências Sociais, onde se encontram todas as obras da doutrina Fourier.
Fourier, sua vida e suas obras, por PELLARIN – 1 vol. in-18, 3 fr. (Esgotado.)
Esta obra contém uma carta de Fourier escrita em 1826, na qual encontramos esta previsão do Espiritismo: “Se tudo está ligado na Natureza, deverá existir meios de comunicação entre as criaturas deste e de outro mundo”.

O Espiritismo, sem admitir todas as ideias de Fourier, concorda com ela em vários pontos, notadamente sobre o princípio da reencarnação e o progresso indefinido do Espírito. Tende para o mesmo objetivo: a melhoria social e a fraternidade universal, embora por meios diferentes. Fourier pode ser considerado como um dos precursores do Espiritismo.

A IGUALDADE. Gasparin (Conde A. de). – 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, 1869, Michel Lévy.

GRANDES MISTÉRIOS (OS), por EUG.NUS. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Livraria das Ciências Sociais.

Os grandes mistérios são: a vida universal, a vida individual, a vida social, o nascimento, a morte, o passado e o futuro do homem. Essas questões são resolvidas pela pluralidade das existências, o progresso indefinido, conforme os princípios do Espiritismo. Recomendamos esta obra pela elevação de seus pensamentos, pela elegância e pela poesia de estilo.

ALUCINAÇÕES (AS), pelo doutor BRIĖRE DE BOISMONT. – 1 vol. in-8, 7 fr.; pelo correio. 7 fr. 75 c. Paris, Germer-Baillière.

Essa obra é rica em fenômenos psicológicos espontâneos observados na alienação mental na catalepsia, etc., e que só encontramos explicações no Espiritismo.

HOMEM E NATUREZA, por KOEPLIN. 1 VOL. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 30 c. Paris, Thorin.

HUC. (Vide viagens.)

LIVRO DAS MÃES E DOS FILHOS (O). HUGO (Victor); - 1 vol. in-18, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Hetzel.

- Viagens à Zelândia. – 1 vol. in-18, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 25 c. Paris, M. Léry. (Revista Espírita, dezembro de 1867, pág. 357.)

IMORTALIDADE (A), por DUMESNIL. – 1 vol. in-8.

Obra notável como refutação do materialismo, pela conformidade de seus princípios com a filosofia espírita. (Esgotada.)

NOITES DE SÃO PETERSBURGO. JOSEPH DE MAISTRE. – 2 vol. in-8, 12 fr.; pelo correio.

13 fr.

Embora essa obra seja escrita sob um ponto de vista exclusivamente católico, certas ideias parecem inspiradas pela previsão dos tempos presentes, merecendo, desse modo, a atenção dos pensadores. (Revista Espírita, abril de 1867, pág. 101: “Do espírito profético”.)

ORAÇÕES DE LUDOVICO. JORDAN (Louis) – Pequeno in-18, 1 fr.; pelo correio, 1 fr 25 c. Paris, Livraria Nova.

Esse livro é uma das mais explícitas profissões de fé a respeito do princípio da reencarnação. (Revista Espírita, dezembro de 1862, pág. 375.)

- Um Filósofo ao Pé do Fogo. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 40 c. Paris, Dentu.

Esta obra contém uma apreciação crítica de O Livro dos Espíritos. (Revista Espírita, abril de 1861, pág. 99.)

LAVATER, correspondência inédita com a imperatriz Maria da Rússia sobre o futuro da alma.

Traduzido do alemão a partir do manuscrito original, conservado na Biblioteca Imperial de São Petersburgo. – Brochura in-8, 50 c.; pelo correio. 60 c. (Revista Espírita, março de 1868, pág. 71.)

ROMANCE DO FUTURO (O), por E. BONNEMĖRE. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, e fr. 40 c. Paris, Livraria Internacional.

Esse livro só tem de romance o título. É um quadro muito simples para a exposição de ideias religiosas e sociais que um dia devem prevalecer na sociedade e que estão inteiramente de acordo com a Doutrina Espírita. Obra ao mesmo tempo instrutiva e muito interessante. (Revista Espírita, julho de 1867, pág. 215.)

LETRA MATA E O ESPÍRITO VIVIFICA (A), ou Fé e Razão, por FRÉDÉRIC ESMENJAUD, pároco demissionário. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Dentu.

Exposição de motivos que levaram o autor a deixar o estado eclesiástico.

CARTA DE UM LIVRE-PENSADOR A UM PÁROCO DE ALDEIA, por LÉON RICHER. – 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 50 c. Paris, Lechevalier.

Obra de elevado alcance moral e filosófico, escrita com elegância, clareza e simplicidade, sob o ponto de vista do espiritualismo racional, no qual a maior parte dos pensamentos parece ter sido tomada ao Espiritismo, que, não obstante, o autor desconhecia. Diz ele: “Creio na persistência do ser individual através das inumeráveis transformações que sofre; creio que ele se eleva ou desce na série indefinida da existência, conforme tenha crescido ou diminuído nas vidas anteriores, sem, contudo, jamais perder coisa alguma das faculdades que haja adquirido”.

CARTAS A MEU IRMÃO SOBRE MINHAS CRENÇAS RELIGIOSAS, por BRIANCOURT. – 1 vol, in-18, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, livraria das Ciências Sociais.

Obras escritas de acordo com as ideias fourieristas. Diz o autor em sua profissão de fé: “Creio que após a morte de seus corpos visíveis esses seres continuam à viver no mundo aromal, onde encontram a refutação exata por suas obras boas ou más; só depoisdeumtempo maisoumenoslongoretornamumcorpo material para abandona-lo mais uma vez a disposição e assim por diante”.

CARTAS DIRIGIDAS ÀS PESSOAS SIMPÁTICAS ÀS IDÉIAS SOCIAIS E PROVIDENCIAIS, pelo Sr. MÉDIUS LE MOYBE, engenheiro-chefe de pontes e calçamentos, aposentado. – 1 vol. in-8, 5 fr.; pelo correio, 5 fr. 50 c. Metz, Luidin; Paris, Livraria das Ciências Sociais.

Doutrinas baseadas em ideias fourieristas do ponto de vista social e com inúmeros pontos de contato com o Espiritismo sob o aspecto psicológico, mas que dele se afastam no que concerne à sorte futura da alma, para a qual o autor nega qualquer intervenção da divindade.

MAOMÉ E O ALCORÃO, por BARTHÉLÉMY SAINT- HILAIRE. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia (Revista Espírita, agosto e novembro de 1866, págs. 225 e 321.)

MANUAL DE XÉFOLIUS (O), 1788, reeditado em 1862. – 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 90 c. Paris, Hachette.

Atribuída a Félix de Wimpfen, guilhotinado em 1793. Essa obra é uma exposição de princípios que concordam notavelmente com os do Espiritismo. O autor pertencia à seita dos teósofos, que foram seus precursores mais diretor. (Revista Espírita, agosto de 1865, pág. 245).

HISTÓRIA DA FRANÇA. MARTIN 9Henri), - 3 vol. in-8, 24 fr.; pelo correio, 25 fr. 50c. Paris, Furne.

Detalhes precisos sobre as crenças druidas no primeiro volume. O druidismo admitia o progresso e a purificação da alma numa série de existências sucessivas. (Revista Espírita, abril de 1858, pág. 95.)

LAVRADOR THOMAS (O), MARTINS relatos das aparições que recebeu e sua apresentação a Luís XVIII, 1819. – 1 vol. in-8. (Esgotado)

Publicada em 1832, sob o título de O passado e o Futuro, essa obra está esgotada hoje em dia. Os fatos mais curiosos que relata foram publicados na Revista Espírita de dezembro de 1866, pág. 353.

MATERIALISMO CONTEMPORÂNEO (O), por JANET. – 1 vol. in-12, 2 fr 50 c.; pelo correio, 2 fr. 80 c. Paris, Germer- Baillière.

MEDITAÇÕES SOBRE A VIDA E OS DEVERES, obra traduzida do inglês e publicada com a permissão de S. M. a rainha Vitória. – 1 vol. in-8, 6 fr; pelo correio, 6 fr. 50 c. Paris, Dentu.

MERLIN (O MAGO) pelo Sr. DE LA VILLEMARQUÉ. – 1862. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

Detalhes interessantes sobre a vida real e lendária de Merlin e sobre os costumes dos gauleses de Armorica.

MIGALHAS DA HISTÓRIA (AS), por AUGUSTE VAQUERIE. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Pagnerre.

Obra contendo o relato casual de sessões de manifestações espíritas na casa da Sra. E. de Giranfin.

MIRACULADOS (HISTÓRIA DOS) e dos convulsionários de Saint-Médard, P. F. MATHIEU. – 1864. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier.

PALAVRA DIVINA (A), por DESTREM. – 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 25 c. Paris, Livraria das Ciências Sociais.

MISTICISMO NA FRANÇA DO TEMPO DE FÉNELON, por MATTER. – 1866. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.

História das relações entre Fénelon e a Sra. Guyon, a propósito da doutrina desta, sobre as diferentes variedades de êxtase, que ela pretendia instituir como princípio religioso. Era um primeiro passo em direção à teoria da emancipação da alma, que deveria elucidar-se e desenvolver-se com o Espiritismo.O autor aprecia essa doutrina sob o ponto de vista de um homem que não admite a existência dessa faculdade.

NOSTRADAMUS (OS ORÁCULOS DE), texto original, traduzido e explicado por ANATOLE LE PÉLLETIER. – 1868. – 2 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 7 fr. Paris, Lelogeais.

• Por EUG. BARESTE. – 1840. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. pelo correio, 4 fr. Paris, Plon.

NUS. (Vide Grandes Mistérios. – Novos Dogmas.)

ORIGEM E TRANSFORMAÇÕES DO HOMEM, por FREMAUX. - 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr. Paris, Hachette.

O autor se emprenha em demonstrar cientificamente que a raça humana procede de múltiplos troncos formados em diferentes épocas. Admite como lei que “a perfeição dos seres é, ou se torna, proporciona ao grau de elaboração do solo sobre qual vivem; e o solo é, em geral, tanto mais elaborado quanto mais recente é a sua formação geológica”.

DA HUMANIDADE. PIERRE LEROUX. – 1 vol. in-12. Paris, Garnier. (Esgotado.)

PROTESTANTISMO LIBERAL (O), pelo pastor BOST. – In-12,2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 76 c. Paris, Germer-Baillière. Pensamentos concordes com a filosofia espírita.

REGIMENTO FANTÁSTICO (O), por VICTOR D`AZUR. – 1868 – vol. in-12, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.

Sob uma forma aparentemente leve, essa obra trata das mais atas questões de moral, de filosofia e de ordem social, com uma visão totalmente espírita. O dado principal é a expiação e o progresso em existências sucessivas. As expressões textuais que encontramos nos diversos lugares provam que o autor se inspirou em obras especializadas da Doutrina. (Revista Espírita, setembro de 1868, pág. 271.)

RELIGIÃO E A POLÍTICA NA SOCIEDADE MODERNA (A), por HERRENSCHNEIDER. – 1867 - 1 vol. in-12 de 600 páginas, 5 fr.; pelo correio, 6 fr. 60 c. Paris, Dentu.

Obra de alta filosofia, na qual o autor se apoia na reencarnação como única solução racional dos problemas até aqui insolúveis, de moral e de psicologia sobre os princípios gerais do Espiritismo. (Revista Espírita, junho de 1868, pág. 183.)

RELIGIAO DO BOM SENSO (A), por E. RICHET. – 1 vol. in-18, 6 fr.50 Paris, Yung-treuttel.

Teoria deduzida da doutrina de Swedenborg.

RECOLUÇÕES INEVITÁVEIS NO GLOBO E NA HUMANIDADE, por RCHARD, - 1 vol. in-18, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. Paris, Pagnerre.

Quadro da marcha providencial do progresso físico e moral, segundo as leis da Natureza. O autor procura demonstrar que o homem e o globo marcam para a perfeição, em vez de degenerar. Obra muito instrutiva e de grande interesse pelos dados científicos e pela racionalidade da visão. Notável concordância com os princípios da filosofia espírita. Estilo correto, por vezes divertido, mas sempre com bom gosto, que afasta a monotonia de um assunto sério se excluir a profundidade das ideias.
As Leis de Deus e o Espírito Moderno, do mesmo autor. – 1 vol. in-12, 2 fr. 50 c.; pelo correio, 2 fr. 75 c. (Complemento da obra precedente.)
Origem e Fim dos Mundos, do mesmo autor. – 1 vol. in-18, 60 c.; pelo correio, 80 c.
Os ministérios do Povo Árabe, do mesmo autor. – 1 belo volume in-18, 3 fr. 50 c.; pelo correio, 4 fr.
Espírito da Gália. – 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 50 c.

TERRA E CÉU. REYNAUD (Jean), membro do Instituto. – Edição in-12, 4 fr. (Esgotado).
Edição in-8, 7 fr. Pelo correio, 7 fr. 50 c. Paris, Furne.

Jean Reynaud foi um dos precursores mais imediatos do Espiritismo. Como tatos outros escritores, concebeu a Doutrina Espírita por intuição. Sua obra, uma das mais notáveis do gênero em pensamento e estilo, publicada em 1854, precedeu a Doutrina em poucos anos; se a tivesse escrito como espírita, teria pouco a modificar emsuasideias. Sua teoria do passado e do futuro do homem repousa sobre o princípio da reencarnação com todas as suas consequências morais. O talento e a posição do autor dão às suas palavras uma incontestável autoridade.

Detalhes autênticos sobre os costumes dos gauleses e as crenças druídicas. A filosofia dos druidas admitia o progresso indefinido por meio de existências sucessivas e das provações da vida. (Revista Espírita, abril de 1858, pág. 95.)

SAINT MARTIN, dito o filósofo desconhecido, por MATTER. – 1862. – 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier.

Saint Martin foi o fundador da seita dos teósofos, que teve certa ressonância no fim do século passado e cujas crenças estavam baseadas na possibilidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível. Entre seus adeptos contavam-se homens distintos por sua inteligência, mas que em geral mantinham secreta a sua doutrina.

MINHAS PRISÕES. SÍLVIO PELLICO. - 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, l fr. 25 c. (Revista Espírita, Janeiro de 1869, pág. 22.)

SWEDENBORG, sua vida e suas obras, por MATTER. - 1862. = 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier¨& Cia.

Essa obra é mais sobre a vida de Swedenborg do que uma exposição de sua doutrina. Swedenborg era um médium natural, extático, vidente e audiente; escreveu o que viu e ouviu e, como vivia só, não pôde controlar suas observações com outros testemunhos, donde se segue que sua doutrina e fundada sobre as impressões de uma só individualidade. O Espiritismo, ao contrário, é resultado de observações concordantes feitas com o concurso de milhares de médiuns em diversos países, o que permitiu estudar o mundo invisível em todas as suas fases, abstração das ideias e crenças individuais. Apesar das diferenças existentes em alguns pontos, entre as duas doutrinas, Swedenborg não deixa de ser um dos mais emitentes precursores do Espiritismo, tanto por seus trabalhos quanto por suas qualidades pessoais.

Obras Completas de Swedenborg, traduzidas para o francês pelo Sr. BOYS DES GUAYS. Paris, editora Jung Treuttel.
Ela se compõe de 32 obras, entre as quais as principais são:
Arcanos Celestes, 16 vol. in-8, 120 fr. Cada volume é vendido separadamente por 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr.
A Verdadeira Religião Cristã, contendo toda a teologia da nova Igreja. 3 vol. in-12, 15 fr.;; pelo correio. 16 fr.
Do Céu e de suas Maravilhas e do Inferno, conforme o que foi visto e ouvido pelo autor. - 1 vol. in-12, 2 fr.; pelo correio, 2 fr. 40c.
Esse volume é um dos que oferecem maior analogia com a Doutrina Espírita ao estado dos Espíritos no mundo invisível.

Da Nova Jerusalém e de sua Doutrina Celeste. - 1 vol. in-12, 4 fr.; pelo correio, 4 fr 50 c. fr.; pelo correio, 16 fr.
Apocalipse Revelado. - 3 vol. in-12, 15
Apocalipse Explicado. - 7 vol. Grande in-8, 76 fr.; pelo correio, 75 fr.

ESPIRITUALISMO RACIONAL (O), por LOVE - 1 vol. in-12, 3 fr. 50 c. Paris, Didier & Cia.
Concordância com os princípios do Espiritismo.

ESPIRITUALISMO E O IDEAL (O), por CHASSANG. – 1 vol. in-12, 3 fr. ??c. Didier & Cia. (Revista Espírita, novembro de 1868, pág. 342.)

TERRA E CÉU. (Vide Reunaud.)

TRADIÇÕES POPULARES COMPARADAS, por DÉSIRÉ MONNIER. - 1854. - 1 grosso volume in-8, 7 fr.; pelo correio, 7 fr. 50 c. (Edição rara.)

TRÊS FILHAS DA BÍBLIA (AS), por H. RODRIGUES. - 1867. - 1 VOL. IN-12, 1 FR.; pelo correio, 1 fr. 50 c. Paris, Michel Lévy.

As Três Filhas da Bíblia são: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, que o autor pressente que um dia deverão fundir-se numa só crença. (Revista Espírita, fevereiro de 1867, pág. 41.)

VIANNEY (ABADE), cura d´Ars; sua vida, por MONNIN.- 2 vol. in-12, 7 fr. 50 c.; pelo correio, 8 fr. 50 c. Paris, Hachette.

O venerável cura d´Ars foi um modelo de piedade esclarecida e de verdadeira caridade cristã. Gozava de certas faculdades curativas inconscientes, notadamente a de curar pela influência. Durante sua vida teve numerosas comunicações de um Espírito que chamava Grapin. Desde sua morte, poucos foram os centros espíritas em que não se tenha manifestado e dado provas de sua bondade e superioridade pela sabedoria de suas instruções.

VIDA FUTURA (HAVERÁ UMA)? Opiniões diversas sobre o assunto, recolhidas e ordenadas por um fantasma. - 1864. - 1 vol. in-12, 3 fr.; pelo correio, 3 fr. 30 c.

Esse fantasma é um sábio matemático que tratou a questão com notável clareza e irresistível lógica, em perfeita concordância com a Doutrina Espírita, na qual o autor evidentemente se inspirou. Os espíritas colherão nessa obra novos argumentos para refutar seus adversários. (Revista Espírita, abril de 1869.)

VOZ VINDA DOS CÉUS (UMA), por JEAN - LOUIS WAÍSSE. - 1 vol. in-8. (Esgotado.)

Esta obra, embora publicada em 1852, está quase esgotada hoje. Não obstante, mencionamola aqui como tipo notável de previsões e porque o autor; sem conhecer o Espiritismo, que ainda não existia, anuncia seu advento próximo e seu verdadeiro caráter; ele o designa como sendo o Consolador prometido por Jesus e como uma doutrina que deveria realizar a Terceira Revelação e regenerar a Humanidade.

VIAGENS AO TIBETE E À TARTÁRIA, pelo padre HUC, missionário. - 2 vol. in-72, 7 fr.; pelo correio, 8 fr. Paris, Gaume.

VIAGENS À CHINA, do mesmo autor. - 2 vol. in-12, 7 fr.; pelo correio, 8 fr.

O padre Huc, tendo vivido trinta anos nesta região, cujos idiomas se lhe tornaram familiares, frequentou os mosteiros de lamas budistas e recolheu documentos autênticos sobre as crenças desses pontos, muitos dos quais interessam ao Espiritismo do ponto de vista dos fatos, da história e da filosofia. É uma descrição dos lugares e da vida íntima, tanto física quanto moral, escrita com simplicidade, de leitura atraente e muito instrutiva.

VIDENTE DE PRÉVORST (A). Traduzido do alemão. Encontra-se na obra intitulada: Mesas Falantes, de Goupy. - 1855. - 1 vol. in-8, 6 fr.; pelo correio, 6 fr. 60 c. Germer-Baillière.

Narrativa das visões de uma extática célebre na Alemanha.

HISTÓRIA DE JOANA D´ARC. WALLON, premiada pela Academia. - 1 vol. in-12, 1 fr.; pelo correio, 1 fr. 40 c. Paris, Hachette.

TEXTOS RELACIONADOS

Mostrar itens relacionados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.